São Paulo, terça-feira, 4 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC

CLÓVIS ROSSI
DA REPORTAGEM LOCAL

O sociólogo Fernando Henrique Cardoso, 63, é o 38º presidente da República, eleito ontem, indica pesquisa de boca-de-urna feita pelo Datafolha no dia da maior eleição da história brasileira.
Pela pesquisa, o candidato da coligação PSDB-PFL-PTB terá 47% dos votos, nove pontos a mais do que a soma de seus sete adversários (38%). É o que basta para assegurar-lhe a eleição sem necessitar de um segundo turno. A apuração oficial dos votos começa às 8h de hoje em todo o país.
Luiz Inácio Lula da Silva, candidato de uma coligação encabeçada pelo PT, ficou em segundo, com 24% dos votos. O terceiro foi Enéas Carneiro (Prona), com 6%.
Depois, pela ordem, Orestes Quércia (4%) e Leonel Brizola e Esperidião Amin empatados com 2% cada.
O Datafolha estima em 15% o total de votos brancos e nulos. Considerando apenas os votos válidos, Fernando Henrique Cardoso obteria 55% contra 28% de Lula.
Como era de se prever, cada candidato reagiu ao processo eleitoral de acordo com a posição nas pesquisas prévias, que foram muito semelhantes à de ontem.
O líder em todas elas, Fernando Henrique Cardoso, disse que a campanha foi ``serena e bonita".
Mas seu mais próximo adversário, Lula, preferiu queixar-se do poder econômico, do uso da máquina e da distribuição de cédulas falsas, nas quais o petista aparece fora do lugar previsto na cédula oficial.
Lula disse que tais fatos farão com que FHC tenha ``menos autoridade moral do que alguém eleito em um processo totalmente limpo".
Leonel Brizola foi mais direto. Qualificou de ``grande farsa" o processo eleitoral. Orestes Quércia preferiu dizer que, sem o Plano Real, FHC não se elegeria nem deputado federal.

Texto Anterior: Empresários vão exigir reformas imediatas
Próximo Texto: Lula considera vitória 'legítima'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.