São Paulo, terça-feira, 4 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Amin quer reativar a revisão constitucional

NELSON BLECHER
ENVIADO ESPECIAL A FLORIANÓPOLIS

Costurar um acordo político para ``ressuscitar" uma revisão constitucional que viabilize as reformas necessárias à preservação do real.
Deverá ser essa a primeira e urgente missão do novo presidente da República, disse ontem, em Florianópolis (SC), o candidato do PPR Esperidião Amin.
``Só o presidente poderá liderar o enorme esforço que será convencer o Congresso, hoje recalcitrante às mudanças", afirmou.
Amin chegou bem-humorado ao colégio Imaculada Conceição, no centro, acompanhado de frei Junífero, seu confessor. ``Não abra a boca, pelo amor de Deus", brincou, ao avistar repórteres.
A caminho da 33ª seção, fez meia-volta: esquecera o título de eleitor no carro. Por fim, a urna escorregou para o chão momentos antes que ele depositasse a cédula. Para o presidente do PPR, a revisão constitucional é necessária para ``salvar o real e dar uma chance ao país".
Segundo ele, as prefeituras estão contabilmente quebradas e os problemas financeiros da Previdência ameaçam ``liquidar" com a estabilidade econômica.
``A viabilidade da revisão estaria garantida se o calendário do real não tivesse sido eleitoral, e ele fosse lançado em julho de 1993."
Para colocá-la novamente em pauta, o novo presidente terá de contar com base partidária e grande capacidade de diálogo. Fernando Henrique, afirma, está apto para o desafio:
``Se eleito, terá menos dificuldade do que Lula de negociar com forças políticas fora da aliança."
O governador de Santa Catarina, Antonio Carlos Konder Reis, também do PPR, disse ter votado no tucano FHC.
``Foi um voto de consciência. É indispensável o apoio do povo brasileiro para que o real dê certo."
Konder Reis apóia Jorge Bornhausen, do PFL, que enfrenta Angela Amin (PPR), mulher do senador Esperidião Amin, na disputa pelo governo estadual.

Texto Anterior: Malufismo aposta no prefeito para chegar a 98
Próximo Texto: Quércia compara FHC com Enéas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.