São Paulo, terça-feira, 4 de outubro de 1994
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Empresa quer aumentar vendas

FILOMENA SAYÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

Nicolau dos Passos, 44, gerente de marketing da multinacional japonesa Ajinomoto afirma que são comercializados hoje cerca de 50 milhões de vidro do produto por mês.
Até dezembro deste ano ele quer ver sair das prateleiras dos pontos-de-venda 75 milhões de vidros por mês.
Passos calcula que a fatia de mercado do Aji-no-moto seja de 80%. Com a campanha, deve subir mais 5%. ``Mas o que interessa é desenvolver o mercado", justifica o executivo da empresa.
O realçador de alimentos (tecnicamente chamado de glutomato monossódico) vendeu no ano passado US$ 12 milhões. Por questões estratégicas, não revela o volume.
Ele foi lançado no país em 1956, importado. Em 77 começou a ser fabricado em Limeira, interior do Estado de São Paulo, onde fica a unidade fabril da indústria.
A empresa acredita que há potencial para um consumo maior. Cada brasileiro consome perto de 30 gramas do produto por ano, enquanto que no Peru, passa de 300 gramas por pessoa por ano. Na Europa o consumo médio é de 200 gramas do produto por pessoa, segundo a empresa.
A fábrica do Brasil é a maior das sete que a multinacional japonesa tem espalhadas pelo mundo.
(FS)

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