São Paulo, terça-feira, 4 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Astros do cinema se destacam

JORGE GERALDO COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

Algumas das maiores estrelas da 46ª Feira do Livro de Frankfurt não são, curiosamente, escritores. Pelo menos, não o são no sentido estrito do termo.
Entre os ``outsiders" das letras que deverão brilhar em Frankfurt estão os veteranos atores Anthony Quinn, 79, e Peter Ustinov, 73. Ambos estarão lançando seus livros de memórias, a exemplo do general norte-americano Colin Powell, que se celebrizou como estrategista na Guerra do Golfo.
Também na delegação brasileira os nomes mais chamativos não fizeram sua fama como escritores: Paulo Coelho é mago e ex-letrista de rock, e Chico Buarque é, antes de mais nada, compositor popular (ainda que seu ``Estorvo" seja um livro formidável).
Estarão também em Frankfurt os ex-comunistas Jorge Semprún –ex-ministro da Cultura da Espanha que será homenageado pela feira com o Prêmio da Paz– e Ariel Dorfmann, cuja peça ``A Morte e a Donzela" acaba de ser filmada por Roman Polanski.
Entre os novatos, a sensação deverá ser o norueguês Jostein Gaarder, que conquistou sucesso instantâneo nos países escandinavos e na Alemanha com ``O Mundo de Sofie", uma espécie de história da filosofia para jovens em forma de romance. Gaarder, aliás, também veio de fora da literatura: é professor colegial de filosofia.
(JGC)

Texto Anterior: Brasil abre hoje a Feira de Frankfurt
Próximo Texto: Tecnologia será debatida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.