São Paulo, terça-feira, 4 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Oposicionista sugere queda de Berlusconi

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A declaração de um líder da oposição de que o premiê Silvio Berlusconi poderia ser colocado sob investigação pela equipe da Operação Mãos Limpas provoca polêmica na Itália.
Rocco Buttiglione, ex-democrata cristão e líder do Partido Popular Italiano, disse em comício no final de semana que "um bom substituto seria (Antonio) Di Pietro", referindo-se ao juiz de Milão que se tornou herói no país por sua cruzada anti-corrupção.
Em seu discurso, Buttiglione sugeriu que Berlusconi receberia um aviso judicial, expedido pelos magistrados quando eles anunciam formalmente a suspeita de crime.
Ele afirmou prever que, se Berlusconi fosse obrigado a renunciar, a neofascista Aliança Nacional, da coalizão de Berlusconi, usaria sua influência para convencer Di Pietro a aceitar o cargo de premiê.
O cenário previsto por Buttiglione foi rejeitado por políticos governistas e de oposição. "Não queremos substituir este governo por nenhum outro", disse Gianfranco Fini, líder do maior partido da Aliança Nacional.
"A teoria de um magistrado que quer atacar o premiê para tomar seu lugar me parece ficção científica", disse Massimo D'Alema, líder dos ex-comunistas do Partido da Esquerda.

Texto Anterior: Pedido de socorro para a Estônia sofreu atraso
Próximo Texto: Envelhecimento populacional ameaça crescimento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.