São Paulo, quarta-feira, 5 de outubro de 1994
Próximo Texto | Índice

Primeira dor de cabeça; Fora do script; Tudo ou nada; Deixa; Na hora certa; Sintonia fina; Sem cara; Mapa eleitoral; Data marcada; Na lona

Primeira dor de cabeça
Confirmadas as previsões de 2º turno nos maiores Estados, FHC terá, antes da posse, um grande problema a resolver. Caciques tucanos já diziam ontem que os planos para a formação da base política do governo se complicaram.

Fora do script
Antes de formar o governo, FHC pretendia calçar sua base de sustentação em dois pilares: os governadores eleitos e os líderes dos partidos no novo Congresso. No primeiro caso, terá que esperar, agora, até 15 de novembro.

Tudo ou nada
A grande discussão no entorno de FHC é se ele deve ou não participar das campanhas de 2º turno nos Estados. O problema é que, se ele entrar em São Paulo, por exemplo, terá que fazer o mesmo no Rio e no Rio Grande do Sul.

Deixa
O PT torce para que se realize 2º turno, mesmo nos Estados onde o partido não estará diretamente na disputa. Pode ser a chance que faltava para os petistas iniciarem uma negociação com o PSDB em situação menos desfavorável.

Na hora certa
Não é à toa que ACM deixou FHC à vontade para montar o governo. É que, nas articulações no Congresso, o líder pefelista diz ser necessário que o presidente eleito consulte o partido. É aí que o PFL pretende fazer valer seu cacife.

Sintonia fina
Líderes do PSDB dizem que FHC terá que calibrar muito bem a participação do PFL no governo. Assinalam que o tucano precisará do partido no Congresso ainda este ano, na votação de recursos de urgência para a área da saúde.

Sem cara
Candidatos que percorreram ontem locais de apuração na cidade de São Paulo constataram altos índices de voto de legenda para PT e PSDB. Mas também, em menor escala, para o Prona de Enéas.

Mapa eleitoral
Deputados do PMDB avaliavam ontem à tarde que, na capital paulista, os candidatos do partido iam mal. No interior, o quadro era melhor, mas não o suficiente para afastar o temor de quebra das expectativas do tamanho da bancada.

Data marcada
Aloísio Vasconcelos (PMDB) anuncia para outubro o embate que pode levar ao racha do partido. ``Assim que os parlamentares voltarem a Brasília, o caldeirão vai ferver, com Quércia dentro".

Na lona
Além da possibilidade de haver 2º turno em vários Estados importantes, outra razão fez com que a cúpula da campanha de FHC não quisesse ontem nem ouvir falar em futuras articulações: com o fim da tensão, bateu a exaustão.

Próximo Texto: Hora da cobrança; De grão em grão; Encruzilhada; Primos; São Pedro eleitor; Amigos, amigos...; Declaração parabólica; TIROTEIO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.