São Paulo, quarta-feira, 5 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba conservar suas roupas no calor

DANIELA FALCÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

Com o fim do inverno e o aumento da temperatura, os paulistanos estão retomando uma tarefa que repetem ano após ano: guardar casacos e blusas de lã.
Mesmo para quem já tem experiência, todo o cuidado é pouco na hora de empacotar o arsenal de inverno.
Afinal, junto com as altas temperaturas vêm as chuvas, que aumentam a umidade do ar e transformam a casa no ambiente ideal para proliferação do inimigo número um das roupas: o mofo.
Embora muita gente não dê importância à tarefa, preferindo amontoar todas as malhas dentro de uma mala, alguns cuidados básicos devem ser tomados na hora de guardar os casacos para evitar aborrecimentos futuros.
Quem não dispõe de armário nem cômoda para guardar as roupas pode usar malas ou caixas.
Mas para isso, as malas devem ficar no sol por uma manhã ou tarde inteira. O ideal é colocar também as roupas para tomar um pouco de sol.
Outro cuidado indispensável é de guardar casacos e malhas de lã em sacos plásticos. Além de proteger do mofo, as roupas ficam livres da poeira.
Se o armário ou o local onde a mala for colocada for úmido e receber pouco sol, é fundamental que se coloque algum tipo de antimofo perto das roupas.
Pedrinhas de naftalina ou cânfora são uma boa opção de antimofo, apesar do cheiro desagradável. Para disfarçar o odor, é bom usar e abusar de sachês.
Não há risco de que o cheiro da naftalina passe para as roupas porque elas estarão protegidas pelos sacos plásticos.
Detalhes
Quem tiver tempo e paciência para fazer a ``mudança de guarda-roupa" deve atentar para outros detalhes que contribuem para que as roupas de inverno fiquem melhor conservadas.
Colocar luz elétrica dentro do armário, por exemplo, pode parecer exagero, mas é a única forma de espantar o mofo em locais extremamente úmidos ou onde não bate sol.
Outra boa sugestão, é utilizar armários de treliça ou de material que permita que as roupas ``respirem".
Para que as roupas não manchem, é importante fazer uma verificação apurada.
A roupa usada pode ser guardada sem lavar, mas para isso não pode ter nenhuma sujeira.

Texto Anterior: Acidentes em estradas matam 36 e ferem 389
Próximo Texto: Costume pode virar ritual
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.