São Paulo, quarta-feira, 5 de outubro de 1994
Texto Anterior | Índice

Costume pode virar ritual

DANIELA FALCÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

Algumas pessoas transformam o ato de guardar as roupas de inverno num verdadeiro ritual.
A estudante de psicologia Maria Veridiana Sampaio Paes de Barros, 23, por exemplo, tem um armário somente para as roupas pesadas, como casacos, blazers e blusões de lã.
Antes de começar a guardar as roupas, a estudante costuma fazer uma limpeza geral no armário para tirar toda a poeira.
``Como meu armário é todo de tabuado, uso produtos de limpeza específicos para madeira. Também passo uma flanela com álcool", afirma Veridiana.
Em seguida, a estudante coloca todas as roupas em sacos plásticos com pequenos furinhos para que a malha possa ``tomar ar".
Segundo a estudante, ``as roupas respiram e se os sacos não estiverem furados, a transpiração das malhas acaba contribuindo para que o mofo aumente".
``As blusas de lã vão em sacos plásticos pequenos e os casacos e blazers são pendurados em cabides, com plásticos daqueles de lavanderia", diz.
Além disso, Veridiana faz trouxinhas de naftalina para espalhar pelas gavetas onde são colocadas as blusas.
``O cheiro é ruim, mas eu uso sachês para disfarçar. Se a roupa estiver em sacos plásticos, não há nenhum risco de ficar com o cheiro da naftalina", diz.
``Sei que existem antimofos sem cheiro, mas acho a naftalina mais eficaz."
Algumas pessoas podem achar que Veridiana exagera nos cuidados, mas ela garante que sem esses cuidados as roupas não duram.
``Casacos e blazers de lã podem durar bem mais de dez anos. Tenho roupas super antigas que parecem novas. Mas isso é por causa dos cuidados que eu tomo", afirma.

Texto Anterior: Saiba conservar suas roupas no calor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.