São Paulo, quinta-feira, 6 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Remoção de bicheiro ao AM levanta suspeitas

DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

A transferência do bicheiro carioca Ailton Guimarães Jorge, o ``capitão Guimarães", na quarta-feira da semana passada, do Rio para Manaus (AM), levantou a suspeita do secretário de Segurança Pública do Amazonas, Mauro Marques, de um possível plano de fuga do contraventor.
A remoção foi determinada pelo juiz da 2ª Vara Criminal de Manaus, Affimar Cabo Verde. O bicheiro foi escoltado pelo delegado da Delegacia de Vigilância e Capturas de Manaus, Mariolino Brito dos Santos. O secretário Mauro Marques foi informado da transferência do bicheiro anteontem.
O bicheiro responde a um processo por receptação de mercadoria roubada. Haverá uma acareação dele com outros acusados no mesmo processo, entre eles Maurício de Moraes, que seria dono de uma empresa da Zona Franca de Manaus que produziria irregularmente máquinas de videopôquer.
``Eu achei muito estranha essa remoção. Eu nunca vi uma coisa dessa natureza", afirmou Mauro Marques, que há quatro anos é secretário de Segurança e há oito promotor público. Perguntado sobre a possibilidade de um plano de fuga do bicheiro, o secretário disse ``não duvidar dessa hipótese".
Marques determinou anteontem a remoção de capitão Guimarães da Delegacia de Vigilância e Capturas –que não oferece garantias de segurança– para o Batalhão de Policiamento Especializado da Polícia Militar, onde será vigiado por 600 policiais do Gate (Grupamento de Ações Táticas Especiais).
O secretário determinou o afastamento do delegado Mariolino Brito dos Santos para apurar o motivo do bicheiro ter ficado preso na delegacia e não na penitenciária que, segundo ele, seria o local correto. Mariolino diz que cumpriu uma deteterminação judicial.
O bicheiro foi visto na última terça almoçando, escoltado por policiais, em um restaurante de Manaus. A polícia alega que a unidade da Polícia Civil onde o bicheiro estava detido não possui serviço de alimentação.
Marques admite que esse fato reforça a hipótese da tentativa de fuga. O delegado Santos não foi localizado ontem na Delegacia de Vigilância e Capturas.

Texto Anterior: 4º 'outlet' abre amanhã
Próximo Texto: 'Não estou magoado com ela', diz ator
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.