São Paulo, quinta-feira, 6 de outubro de 1994
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'A Escolta' mostra 'intocáveis' sicilianos

JOSÉ GERALDO COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

Há na Itália pelo menos desde o neo-realismo uma invejável tradição de cinema urgente, empenhado em registrar e tentar compreender os acontecimentos sociais e políticos correntes.
``A Escolta", do jovem Ricky Tognazzi (filho do grande ator Ugo Tognazzi), filia-se a essa tradição: trata dos magistrados que arriscam a vida enfrentando a Máfia nos tribunais.
Seu foco, na verdade, aponta para os anônimos guarda-costas e motoristas que compõem a escolta desses magistrados e que frequentemente servem de bucha de canhão nessa guerra suja conhecida como ``Operação Mãos Limpas".
Também nesse aspecto –o de valorizar o homem comum, dar dignidade a suas ações cotidianas–, ``A Escolta" é um legítimo herdeiro do neo-realismo. Mostra o dia-a-dia de um grupo de jovens seguranças de um destemido juiz que tenta provar a ligação entre um prefeito, um senador e a Máfia siciliana.
O modo como Tognazzi mostra esse universo funda-se mais na descrição do que na construção de um ``plot" como os que costumam estruturar as histórias policiais convencionais. O filme parece começar no meio e terminar antes do fim. Tudo fica em aberto.
Esse afã descritivo tem duas instâncias. Há, por um lado, uma exibição minuciosa, quase didática, de como funciona a segurança de um magistrado na Sicília, desde a formação de sua escolta até detalhes de como se abre um portão automático. Por outro lado, há uma exploração do ``fator humano" –as relações familiares e afetivas de cada um dos envolvidos na escolta.
A despeito de toda a sua sobriedade, o filme não está isento de ternura e até de um certo romantismo: cria-se entre os seguranças uma aura de camaradagem, lealdade e honra que lembra a de ``Os Intocáveis" (coincidentemente, a música é do veterano Ennio Morricone, que compôs também a trilha do filme de De Palma).
Com falhas de produção aqui e ali (sobretudo se se tem como parâmetro os filmes de ação americanos), ``A Escolta" revela, entretanto, uma vitalidade e uma sinceridade cada vez mais raras no cinema de hoje.
Vídeo: A Escolta (La Scorta)
Produção: Itália, 1992
Direção: Ricky Tognazzi
Elenco: Claudio Amendola, Enrico Lo Verso, Carlo Cecchi
Lançamento: Cannes Home Vídeo (tel. 011/579-6522)

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