São Paulo, sexta-feira, 7 de outubro de 1994
Próximo Texto | Índice

Cuba elimina brasileiros no vôlei

SÉRGIO KRASELIS
ENVIADO ESPECIAL A ATENAS

O Brasil está fora da luta pelo título do Mundial de Vôlei, disputado na Grécia. A equipe masculina foi derrotada ontem pelos cubanos, por 3 sets a 2 (15/12, 12/15, 15/12, 8/15 e 15/12).
É a segunda vez neste ano que Cuba afasta os brasileiros da final de um campeonato internacional.
Os cubanos haviam vencido em julho na Liga Mundial, um dos três principais torneios do vôlei, junto com Olimpíada e Mundial.
Assim, a geração campeã olímpica em Barcelona-92 e campeã da Liga-93 diz adeus à ``tríplice coroa". O título no Mundial continua inédito para o vôlei brasileiro.
A ``geração de ouro" luta pelo 5º lugar. Enfrenta hoje a Rússia.
Os brasileiros começaram bem a partida de ontem. A equipe acertava o saque, passe e bloqueio.
Os jogadores vibravam a cada ponto, abrindo vantagem de 7 a 1. As falhas no passe de Sarmientos eram aproveitadas –os saques eram forçados em cima dele.
Só que os brasileiros pararam no sétimo ponto. A equipe de Cuba corrigiu os erros de passe, a bola começou a chegar nas mãos do levantador Diago e o forte ataque cubano virou o placar.
O técnico brasileiro tirou o levantador Maurício e colocou Leandro em seu lugar, na intenção de variar as jogadas da seleção.
A substituição não funcionou. O bloqueio cubano impedia as viradas brasileiras e o set terminou em 15 a 12 para Cuba.
O segundo set começou mais equilibrado. O Brasil conseguiu explorar os erros no passe cubano, especialmente por conta de Sanchez, e fechou em 15 a 12.
A equipe cubana voltou mais determinada para o terceiro set e abriu vantagem de seis pontos.
Com boa atuação de Negrão no saque e no ataque, os brasileiros chegaram a diminuir para 13/11. A reação não bastou, porém, para impedir a vitória cubana: 15 a 12.
Na etapa seguinte, o técnico Juan Diaz trocou o atacante Batle, cansado, pelo veterano Despaigne. Sua equipe perdeu entrosamento e passou a errar no ataque.
O bloqueio brasileiro se tornou mais eficiente e permitiu que a seleção vencesse o quarto set por 15 a 8, levando a decisão para o tie-break (o set decisivo).
Um erro do juiz colaborou para a vitória cubana. Uma cortada de Kid atingiu o levantador cubano Diago, que fazia o bloqueio, e caiu fora da quadra.
O árbitro, porém, deu ponto para Cuba, que completou 14/11. O Brasil ainda obteve um ponto, insuficiente para evitar a derrota.

LEIA MAIS sobre o vôlei na pág. 4

Próximo Texto: Cuba quebrou passe do Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.