São Paulo, sexta-feira, 7 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Monólogo traz Cristina Pereira em nove papéis

SILVIA NORONHA
DA SUCURSAL DO RIO

Peça: Tantã
Autor: Rafael Camargo
Direção: Elias Andreato
Elenco: Cristina Pereira
Onde: Sala Chiquinho Brandão/Teatro da Casa da Gávea (praça Santos Dumont, 116, Sobrado/Gávea, zona sul do Rio)
Quando: quinta a sábado, às 21h, domingo, às 19h30
Quanto: quinta e domingo, R$ 10,00, sexta e sábado, R$ 12,00

A atriz Cristina Pereira, 45, vai interpretar nove personagens femininas na comédia ``Tantã", com estréia prevista para sexta, no Teatro da Casa da Gávea (zona sul do Rio).
Pela primeira vez, a atriz estará atuando sozinha no palco em um espetáculo que, segundo ela, também mescla momentos tristes e reflexivos.
O texto de Rafael Camargo procurou captar a realidade de mulheres solitárias com idade acima de 45 anos. O título, diz a atriz, foi escolhido por mostrar o conceito da sociedade sobre as personagens interpretados na peça.
Na avaliação de Cristina Pereira, ``Tantã" é uma comédia que busca a reflexão.
Com 23 anos de carreira, Pereira disse que, inicialmente, teve medo de fazer o primeiro monólogo de sua vida. O primeiro problema que enfrentou foi a asma.
O espetáculo tem 55 minutos de falas praticamente ininterruptas. A atriz disse que precisou fazer um trabalho pulmonar para ter ``fôlego" durante toda a peça.
Por ser asmática, Pereira contou ter sentido dificuldades, principalmente na primeira cena, quando a personagem fala ``compulsivamente e quase não respira".
Segundo Pereira, as cenas são curtas, sem começo, meio e fim. São fragmentos do dia-a-dia dos personagens, entremeados de reflexões, algumas de autoria da atriz.
O figurino é móvel para que a atriz não saia de cena em nenhum momento. Pequenas peças, como casaco e chapéu, são trocadas sutilmente no próprio palco.
O espetáculo é encerrado com um poema. ``O poema mostra como nós artistas somos levados a viver várias emoções. O artista compreende a velhice e os estados terminais porque tem dentro de si todos esses sentimentos", afirmou Cristina Pereira.

Texto Anterior: 'Rainha Margot' faz espetáculo da história
Próximo Texto: O CANTINHO DA MADONNA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.