São Paulo, domingo, 9 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em exposição; A cor do dinheiro; Contra o relógio; Onde tudo começou; Causa e efeito; O ``x" da questão; Ressaca; Epílogo

Em exposição
Presidente do TSE, Sepúlveda Pertence já decidiu: as prestações de contas dos candidatos que chegarem ao tribunal serão tornadas públicas. A lei não obriga a divulgação, mas também não proíbe.

A cor do dinheiro
De Sepúlveda Pertence, sobre as prestações de contas dos presidenciáveis: ``A informação é pública. O eleitor tem direito de saber quem financiou quem".

Contra o relógio
Os candidatos e os partidos têm até o dia 30 de novembro para entregar as prestações de contas de suas campanhas. A Justiça Eleitoral terá pouco tempo para analisar o material: a diplomação dos eleitos será em 19 de dezembro.

Onde tudo começou
Com o 2º turno no Rio Grande do Sul, surgiu uma nova piada entre políticos. Se não conseguir se eleger governador, Antônio Britto tem ao menos um consolo: pode voltar ao início de sua carreira política e ser porta-voz de FHC.

Causa e efeito
Alagoas é o Estado com o maior percentual de votos nulos para presidente: 16,5%, contra uma média nacional de 9,4%. O mesmo recorde se aplica à eleição para o Senado. É de Alagoas a maior taxa de eleitores analfabetos.

O ``x" da questão
Roraima se destaca em um ponto na eleição: ``curiosamente", tem os menores índices de voto em branco do país, ao lado do Acre e do DF. Para senador, teve menos de 30%. Em outros Estados esta taxa chegou a mais de 70%.

Ressaca
De um dirigente do PPR, ao fazer um balanço, do ponto de vista do partido, sobre o resultado da eleição: ``O Maluf sai muito amassado. Não adianta esconder, levamos uma surra monumental".

Epílogo
O pífio desempenho do PRN na eleição para a Câmara, inclusive de seu primo Euclydes Mello em São Paulo, fez com que Collor ficasse ainda mais cético quanto à chance de voltar à política um dia.

TIROTEIO
Da economista e candidata a deputada Maria da Conceição Tavares, sobre a equipe econômica:
– Eles são uns filhos da PUC.

Texto Anterior: O drama do 2º turno; Ninho de intrigas; Cartógrafo; Cortejando o PDT; Prática histórica; Vaidade; Contando os minutos; Em raia própria; Grande Cortina de fumaça
Próximo Texto: Síndrome de segundo turno
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.