São Paulo, domingo, 9 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clube puxa votos para os Chedid

DA FOLHA SUDESTE

A família Chedid teve uma votação expressiva em Novo Horizonte, no norte do Estado e distante da região de Campinas, seu reduto tradicional.
O candidato a deputado federal Marco Abi Chedid (PSD) e seu pai, Nabi Abi Chedid, candidato a deputado estadual, assumiram o clube de futebol Novorizontino em junho. Marco dirige o clube.
Marco Chedid foi o mais votado na cidade. Ele obteve 1.763 votos contra 761 de Adhemar de Barros Filho (PRP), o segundo colocado. Os números são extra-oficiais.
Nabi, que tenta a reeleição, ficou em segundo lugar no município com 505 votos. Nabi só ficou atrás de Sami Eid (PRP), que já foi prefeito da cidade e teve 8.753.
Marco Chedid reconhece a ajuda do futebol na sua boa votação na cidade. ``As pessoas da cidade estão confiantes no meu trabalho", disse.
A duas semanas da eleição, houve três jogos com portões abertos no estádio de Novo Horizonte.
No jogo do último domingo, em seu estádio, contra o Atlético de Sorocaba, a Folha apurou que o Novorizontino pagou para jogar e que foi divulgado que os ingressos eram ``uma gentileza da família Chedid". O dinheiro gasto com a ``promoção" não foi divulgado.
O assessor do Novorizontino Pedro José Morgado diz que a equipe vai ser beneficiada por contar com dois deputados (Nabi e Marquinho). ``Vamos ter muita força na Federação Paulista de Futebol e Confederação Brasileira de Futebol."
Morgado afirma que o time não espera a ajuda de juízes, mas quer ter uma influência maior na elaboração de tabelas de jogos. ``Os dois (Nabi e Marquinho) têm muita força no esporte. A equipe dificilmente vai ser prejudicada."
Jesus quer criar condições para fazer a sucessão em Bragança com Elmil e eleger Edmir prefeito de Serra Negra, em 96. Ambos são seus filhos.
No grupo de Nabi, a intenção é ``cacifar" Marco para disputar a Prefeitura de Campinas. Com aproximadamente 60 mil votos, Marco será um dos principais concorrentes nas eleições municipais.

Oposição
O PT da região de Campinas se prepara para combater o ``chedidismo" na região de Campinas.
O partido considera o crescimento político da família Chedid com uma ``hegemonia prejudicial", semelhante à que ocorreu no auge do quercismo.
O partido espera eleger candidatos da região para a Câmara, e na Assembléia Legislativa travar embates com os deputados Chedid.
Historicamente na Câmara de Campinas, Luciano Zica (PT), com condições de ser deputado federal, foi um dos principais adversários de Marco Chedid nas manobras regimentais feita pelo presidente da Câmara.
``Precisamos evitar o crescimento das candidaturas ligadas ao populismo", diz César Nunes, vereador e membro da executiva municipal do PT em Campinas.

Texto Anterior: Murad é o Pedro Collor dos Sarney
Próximo Texto: Tasso quer Estado `pequeno e forte'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.