São Paulo, domingo, 9 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dólar é insuficiente

DA ``AGÊNCIA DINHEIRO VIVO"

Com a liberação, pelo Banco Central, de algumas operações de captação de recursos externos no final de setembro, a oferta de crédito em dólar nos bancos melhorou, mas ainda está abaixo da demanda.
As empresas preferem essas operações em dólar (Resolução 63) porque seu custo é o menor do mercado (com exceção do ACC, disponível apenas para exportadores).
O responsável pela falta de crédito em dólar não é só o BC, que não aprova grandes volumes de captação no exterior: o investidor externo ainda é cauteloso com relação a papéis brasileiros.
A alta dos juros externos também atrapalha os planos das instituições. Um grande banco tenta, desde abril, levantar US$ 100 milhões no exterior, oferecendo juros anuais entre 8,5% e 9%. O capital externo está arredio.
O responsável pela área explica que os investidores dão preferência aos papéis de 30 anos do Tesouro dos EUA, com juros ao redor de 8% ao ano. Ligeiramente abaixo dos brasileiros, mas com um potencial de risco bem menor.

Texto Anterior: Instituições apostam em juros altos este mês
Próximo Texto: Tapetes orientais desconhecem crise
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.