São Paulo, domingo, 9 de outubro de 1994
Próximo Texto | Índice

Corinthians arma ataque cauteloso

WILSON BALDINI JR.
DA REPORTAGEM LOCAL

O técnico Jair Pereira quer que a equipe do Corinthians contenha a empolgação na partida de hoje, às 16h, contra o Grêmio, no Pacaembu, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
``Iremos pressionar no campo do adversário, com três atacantes", disse o treinador. ``Mas sempre com cautela para não sermos surpreendidos na defesa."
O Corinthians inicia a partida com apenas um volante (Zé Elias). O segundo jogador de meio-campo com funções defensivas (Luisinho) vai para o banco de reservas para a entrada do atacante Marques.
Jair Pereira exige que todo o time colabore na marcação. ``Todos terão que voltar até o meio-campo, quando não tivermos a posse de bola", afirmou o técnico.
O treinador corintiano admitiu que não reúne jogadores com características defensivas. ``No futebol atual o jogador precisa se adaptar a novos sistemas", disse.
O volante Zé Elias é o único jogador que se adapta ao sistema de marcação. Souza, Marco Antônio Boaideiro e Marcelinho mostraram dificuldades na nova função.
``Não gosto de fazer previsões. Prefiro analisar a produção dentro de campo", disse Jair Pereira.
Uma das exigências do novo esquema tático –o Corinthians estava atuando nas últimas partidas com dois volantes e mais dois meias– é o revezamento dos laterais no avanço ao ataque.
``Eles já foram instruídos para isso. O Zé Elias é outro jogador que não deve passar do meio-campo. Ele irá destruir a jogada adversária e distribuir a bola", afirmou o técnico.
Com isso, Jair Pereira quer garantir quatro jogadores (dois zagueiros de área, um volante e um lateral) no campo corintiano, para não ser surpreendido nos contra-ataques.
O técnico corintiano disse que espera um maior desgaste físico dos jogadores com o novo sistema.
``Mas passamos toda a semana treinando. Os jogadores estão descansados e não podem sentir cansaço a ponto de não exercerem corretamente suas funções", disse.
Marques e Viola serão os menos exigidos na marcação. ``Ambos cuidarão da saída de bola do adversário", afirmou o técnico.

NA TV Globosat/Sportv, ao vivo, às 16h. TVA/ESPN, VT, às 17h. Bandeirantes, VT, às 18h30. Gols nos telejornais noturnos.

Próximo Texto: Jair Pereira arrisca hoje contra o Grêmio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.