São Paulo, domingo, 9 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lei Zico visava mudar esporte

MÁRIO MOREIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

A lei 8.672, ou Lei Zico, estabeleceu normas gerais para o esporte no Brasil.
A lei ficou conhecida por esse nome devido ao ex-jogador Arthur Antunes Coimbra, o Zico, secretário nacional de Desportos em 90 e 91, durante o governo Fernando Collor.
Na época em que ocupou o cargo, Zico tratou da elaboração inicial da lei, atendendo às reivindicações de setores que pretendiam mudanças na estrutura esportiva do país.
Dentre os temas regulamentados pela lei Zico, figuram, por exemplo, a criação do Conselho Superior de Desportos –entidade destinada a fazer cumprir a própria lei– e a organização da Justiça desportiva.
Uma das principais mudanças na legislação esportiva trazida pela lei foi o veto à intervenção das entidades federais de administração do esporte (como as confederações) em suas filiadas.
A lei também permitiu às entidades de direção esportiva e aos clubes atuantes em, no mínimo, três modalidades olímpicas e com comprovadas participações em competições oficiais a exploração de bingos como forma de angariar recursos para o fomento ao esporte.
A regulamentação da Lei Zico veio com o decreto 981/93, que definiu, por exemplo, a distribuição dos recursos arrecadados (65% para os prêmios e tributos e 35% para o esporte e a administração do bingo).

Texto Anterior: Recarey domina ramo no Rio
Próximo Texto: Dirigente do vôlei diz que a seleção foi melancólica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.