São Paulo, domingo, 9 de outubro de 1994
Texto Anterior | Índice

Mostra resgata ação por trás das câmeras

DA REDAÇÃO

Exposição: A Cena da Cena
Onde: Saguão do Espaço Banco Nacional de Cinema (r. Augusta, 1.475, tel. 011/ 288-6780, Cerqueira César, região central,)
Quando: até 18 de novembro
``A Cena da Cena", a exposição fotográfica que o Espaço Banco Nacional de Cinema exibe até 18 de novembro, é uma espécie de encontro com o cinema em sua idéia, talvez, mais básica: a da imagem que documenta o fato, o instante.
A mostra recupera através de 25 fotos o imaginário do cinema nacicional, pretendendo mostrar ``a ação fora do quadro" dos mais importantes filmes da produção nacional.
Importantes não apenas do ponto de vista de sua qualidade, como ``Deus e o Diabo na Terra do Sol" de Glauber Rocha, mas também por sua importância histórica. Como em ``Sinhá Moça", de Tom Paine e Oswaldo Sampaio.
O que se vê nessa curiosa exposição (seguindo o modelo realizado pelo MoMA - Museu de Arte Moderna de Nova York, na mostra ``Stills" exibida esse ano) é uma série de registros sobre a atuação de diretores em cena, atrizes sendo maquiadas ou técnicos se preparando para o início da rodagem.
Tudo que se vê então é uma espécie de desmistificação. Registrando tudo aquilo que foi roubado do espectador. Ou seja, antes de o filme se trasformar, plenamente, em cinema.
As fotos são parte do acervo fotográfico da Cinemateca Brasileira. E a lista de filmes traz ``O Pagador de Promessas", de Anselmo Duarte, ``Dona Flor e seus Dois Maridos" de Bruno Barreto, ``O Cangaceiro", de Lima Barreiro, ``Fragmentos da Vida", de José Medina, e ``São Paulo S/A", de Luis Sérgio Person, chegando até ``Alma Corsária", de Carlos Reichenbach.
Mais do que contar uma ``história" da produção cinematográfica brasileira, o que uma exposição como ``A Cena da Cena" proporciona é uma satisfação do voyeurismo. Penetrar, literalmente, na ante-sala de uma realização. A do cinema.

Texto Anterior: `A Sereiazinha' conquista pelo riso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.