São Paulo, domingo, 9 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA apóiam guerrilha do Irã

The Wall Street Journal

DE NOVA YORK

As duas casas do Congresso norte-americano anunciaram apoio ao grupo guerrilheiro iraniano Mujahedeen Khalq –Guerreiros Santos do Povo–, noticia o mais importante diário de negócios dos Estados Unidos.
Resolução aprovada em abril exige do Executivo que submeta até o final de abril um relatório sobre o grupo. A Câmara e o Senado também endossaram a campanha do grupo para levar "liberdade e democracia" ao Irã.
Segundo Massoud Rajavi, 45, líder do grupo guerrilheiro, a decisão do Congresso é um prelúdio para maior apoio financeiro dos EUA, informa Peter Waldman.
Mas, apesar do apoio norte-americano, o grupo tem perdido simpatizantes no próprio Irã. Segundo o "WSJ", o grupo seria a única organização menos popular do que o governo dos aiatolás de Teerã.
O grupo guerrilheiro é financiado por países árabes adversários do regime de Teerã. A guerrilha tem um exército, um parlamento no exílio e até mesmo uma "futura presidente do Irã", Maryam Rajavi, mulher de Massoud.

Texto Anterior: `Romance' abala família real
Próximo Texto: Leia a seguir destaques de ontem da imprensa internacional:
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.