São Paulo, domingo, 9 de outubro de 1994 |
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Perua Tempra italiana é estável e apresenta boas soluções de projeto
EDUARDO VIOTTI
Tem quatro portas e vai concorrer com Quantum e Suprema (também de quatro portas) e Royale (com duas portas). Veículos avaliou a Tempra SW (deveria ser perua Tipo, pois parece mais com o carro italiano que com o nacional) na pista da montadora em Betim (região metropolitana de Belo Horizonte, MG). O traçado da pequena pista de testes favorece avaliações de estabilidade, aceleração e retomadas. Lá, as retas são curtíssimas e as curvas fortes e compensadas. A perua italiana se deu bem no pequeno circuito. Mostrou-se neutra em curvas, sem tendências a escapulir de frente ou de traseira. Segundo a Fiat, vai de 0 a 100 km/h em 11,6 s e atinge 188 km/h. O motor italiano é idêntico ao do Tipo 2.0. Difere daquele aplicado no Tempra (que é argentino) por ter um sistema de contrapesos exclusivamente projetado para reduzir vibrações de funcionamento. Tem 109 cv e realmente não perturba o conforto na cabine com suas vibrações ou ruído excessivo. O carro é bastante silencioso, graças também à boa forração acústica e à aerodinâmica cuidadosamente planejada. Na traseira da capota há até um artifício aerodinâmico conhecido como tomada Naca, concebido para reduzir a perda de visibilidade pelo acúmulo de poeira no vidro traseiro, comum em peruas. O espaço interno é o ponto alto. O acesso ao compartimento de bagagens é facilitado pelo projeto da tampa traseira, bipartida. Graças a ela, é possível usar apenas a parte superior, mais leve. Se necessário, a parte traseira se abre, como em uma picape, facilitando o acesso de objetos pesados. O painel digital (opção única) não é nada interessante. O melhor ainda é o velho sistema analógico. A perua tem acabamento correto e bons bancos, com apoio central de braços. O revestimento das portas é sofrível. O carro tem mais preocupação com segurança que seus concorrentes. Oferece barras de proteção nas portas e freios a disco nas quatro rodas. Sistema antibloqueio ABS e airbag (saco de ar que se infla em colisões) são opcionais. O jornalista Eduardo Viotti, editor de Veículos, viajou a convite da Fiat Automóveis Texto Anterior: Coreana Hyosung faz modelo esportivo com motor de 125 cc Próximo Texto: Mola deve ser trocada a cada 60 mil km Índice |
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