São Paulo, domingo, 9 de outubro de 1994
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Perua Tempra italiana é estável e apresenta boas soluções de projeto

EDUARDO VIOTTI
DO ENVIADO ESPECIAL A BETIM

A perua Tempra começa a ser vendida a partir da semana que vem. Importada da Itália, deve custar entre R$ 27 mil e R$ 30 mil.
Tem quatro portas e vai concorrer com Quantum e Suprema (também de quatro portas) e Royale (com duas portas).
Veículos avaliou a Tempra SW (deveria ser perua Tipo, pois parece mais com o carro italiano que com o nacional) na pista da montadora em Betim (região metropolitana de Belo Horizonte, MG).
O traçado da pequena pista de testes favorece avaliações de estabilidade, aceleração e retomadas. Lá, as retas são curtíssimas e as curvas fortes e compensadas.
A perua italiana se deu bem no pequeno circuito. Mostrou-se neutra em curvas, sem tendências a escapulir de frente ou de traseira.
Segundo a Fiat, vai de 0 a 100 km/h em 11,6 s e atinge 188 km/h.
O motor italiano é idêntico ao do Tipo 2.0. Difere daquele aplicado no Tempra (que é argentino) por ter um sistema de contrapesos exclusivamente projetado para reduzir vibrações de funcionamento.
Tem 109 cv e realmente não perturba o conforto na cabine com suas vibrações ou ruído excessivo.
O carro é bastante silencioso, graças também à boa forração acústica e à aerodinâmica cuidadosamente planejada.
Na traseira da capota há até um artifício aerodinâmico conhecido como tomada Naca, concebido para reduzir a perda de visibilidade pelo acúmulo de poeira no vidro traseiro, comum em peruas.
O espaço interno é o ponto alto. O acesso ao compartimento de bagagens é facilitado pelo projeto da tampa traseira, bipartida.
Graças a ela, é possível usar apenas a parte superior, mais leve. Se necessário, a parte traseira se abre, como em uma picape, facilitando o acesso de objetos pesados.
O painel digital (opção única) não é nada interessante. O melhor ainda é o velho sistema analógico.
A perua tem acabamento correto e bons bancos, com apoio central de braços. O revestimento das portas é sofrível.
O carro tem mais preocupação com segurança que seus concorrentes. Oferece barras de proteção nas portas e freios a disco nas quatro rodas. Sistema antibloqueio ABS e airbag (saco de ar que se infla em colisões) são opcionais.

O jornalista Eduardo Viotti, editor de Veículos, viajou a convite da Fiat Automóveis

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