São Paulo, quinta-feira, 13 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nobel de Física vai para pioneiros do átomo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Prêmio Nobel (pronuncia-se "Nobél") de Física deste ano foi concedido ao americano Clifford Shull, 79, e ao canadense Bertram Brockhouse, 76.
Os dois cientistas desenvolveram técnicas nas décadas de 40 e 50 que permitiram a determinação da posição (Shull) e movimentação (Brockhouse) dos átomos em uma substância.
"Isso (o conjunto das técnicas) tem sido considerado o método mais importante para obter informações sobre a estrutura e a dinâmica de átomos em matéria sólida e fluida", disse Carl Nordling, da Universidade de Uppsala (Suécia) e presidente do Comitê de Física Nobel da Academia Real Sueca de Ciências, que concede o prêmio de US$ 950 mil.
O trabalho dos dois foi desenvolvido após a Segunda Guerra Mundial, quando cientistas dos EUA passaram a usar reatores nucleares para gerar feixes de nêutrons (partículas atômicas sem carga elétrica).
Shull, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Cambridge, EUA), desenvolveu uma técnica em que o feixe de nêutrons atravessa o material a ser analisado (veja figura ao lado).
Os nêutrons interagem com o núcleo dos átomos que formam a matéria e são dispersados de uma maneira específica.
Um detector registra esse padrão de dispersão. Através do registro, é possível determinar a posição dos átomos na matéria estudada.
Brockhouse, da Universidade McMaster (Ontario, Canadá), desenvolveu uma técnica com feixe de nêutrons para determinar a dinâmica dos átomos.
Os nêutrons giram com determinada velocidade. Ao atravessar a matéria, há interação magnética entre eles e os átomos da matéria.
Os nêutrons saem com outra velocidade. Essas informações ajudam a determinar a movimentação dos átomos.
Essas técnicas com feixes de nêutrons passaram a ser muito usadas, como na obtenção de novos materiais, no estudo dos supercondutores e da estrutura de vírus.

Texto Anterior: Dicionário chega às bancas dia 24
Próximo Texto: Americano fica com o prêmio de Química
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.