São Paulo, quinta-feira, 13 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ieltsin afasta ministro por queda do rublo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O presidente da Rússia, Boris Ieltsin, destituiu ontem o ministro das Finanças e pediu ao Congresso que afaste o presidente do Banco Central. Foi a primeira reação do prsidente à queda recorde do rublo em relação ao dólar, anteontem.
A moeda recuperou ontem cerca de 5%. O mercado fechou pagando 3.376 rublos por um dólar, contra os 3.926 de anteontem.
O ministro das Finanças, Sergei Dubinin, foi afastado por decreto presidencial enquanto falava ao Congresso. Ele defendia a política monetária aos deputados contra a idéia de que o governo deve injetar mais dinheiro na produção.
O presidente do BC Viktor Gerashchenko não deve ser afastado. Ele tem apoio dos comunistas e da bancada agrária no Congresso.
Ieltsin nomeou comissão para investigar a queda do rublo, definida como ``ato de sabotagem ou de extrema irresponsabilidade".

Texto Anterior: Relatório do IIEE destaca norte-coreanos
Próximo Texto: Deputado mexicano teria ordenado crime; Avança seleção do juri de O. J. Simpson; Paraguai prende agentes antidroga; Protestantes vão anunciar cessar-fogo; Assassino do Canadá teria morrido na Suiça
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.