São Paulo, quinta-feira, 13 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mesquitas e jardins estão no roteiro de Caxemira

ARTHUR VERÍSSIMO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Mesquitas, jardins e até a suposta tumba de Jesus Cristo são alguns dos pontos de interesse no vale de Caxemira. Siga o roteiro:
Mesquita de Hazratbal - Encontra-se às margens do lago Dal e guarda o cabelo de Maomé.
Nasim Baghb (Jardim da Brisa Matinal) - Próximo à mesquita de Hazratbal encontra-se o mais antigo jardim mongol, construído pelo imperador Akbar em 1568.
Nishat Bagh (Jardim do Prazer) - Espremido entre o lago e as montanhas, esse esplêndido jardim possui dez terraços. É irrigado por um canal artificial e uma pequena cascata. Foi construído em 1633.
Shalimar Bagh (Jardim da Amor) - Uma obra-prima da mescla dos estilos persa e mongol. É composto de quatro terraços. Foi construído pelo imperador Jehandir em 1616.
Mesquita de Shab Hamadam - Encontra-se na cidade velha de Srinagar. Originalmente construída em 1395, por duas vezes foi destruída pelo fogo, em 1479 e 1731. A entrada só é permitida aos muçulmanos.
Pahalgam - Situado a 93 km de Srinagar, o vilarejo encontra-se em um vale de 2.130 m de altitude, na confluência dos rios Lidder e Sheshnag. É circundado por cadeias montonhosas com neve perene nos topos.
Pahalgan é ponto de partida para a prática do ``trekking" (caminhada). Existem diversos guias e grupos de excursão, em jornadas de semanas e meses. Outra atração são os passeios com pôneis e cavalos pela fantástica região.
Tumba de Yuz Asaf - Nada mais nada menos que a suposta tumba de Jesus Cristo. Diz a lenda que ele teria ido a Caxemira depois de ter sobrevivido à crucificação.
A tumba está situada num subúrbio de Srinagar, em Khanyar. O local é venerado pela seita islâmica Ahmadija.

Texto Anterior: País registra prisões ilegais, morte e tortura, segundo Anistia
Próximo Texto: Vôo custa US$ 1.678
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.