São Paulo, quinta-feira, 13 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itens para a viagem vão da vacina ao cadeado para guardar mochila

ARTHUR VERÍSSIMO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Para viajar à Índia é necessário alguns cuidados especiais. Antes de comprar o bilhete, é importante adquirir o visto consular e estar vacinado contra febre amarela e febre tifóide.
É melhor ir previamente organizado para a viagem, principalmente quando o destino é a região norte do país.
O vestuário para a região montanhosa requer um suéter para as noites frias, um casaco de chuva, chinelos, uma boa bota, algumas camisetas, meias e ceroulas e um par de luvas.
Uma mochila leve e resistente deve sempre ser acompanhada de um cadeado, a ser fechado em hotéis, ônibus e trens. Os gatunos e malandros detectam ocidentais a quilômetros.
Passaporte, dinheiro ou cheques de viagem devem sempre ser guardados junto ao corpo, no cinto ou no fundo da bota.
Outros itens imprescindíveis: repelente de insetos, lanterna, canivete suíço e Hidrosteril, para a esterilização da água.
Normalmente é possível adquirir garrafas de água mineral nas cidades. O preço é de 10 a 15 rúpias (US$ 0,30 a US$ 0,50). Em alguns locais ou na estrada, a água é adulterada.
Um dólar está cotado a 31,5 rúpias, mas esteja atento na troca de dinheiro. Cem dólares equivalem a 3.150 rúpias, uma grande quantidade de dinheiro para ser guardada nos bolsos.
Para trocar o dinheiro, existem casas de câmbio oficiais nos hotéis e bancos. Mas há o mercado paralelo dos ``sikhs", que pagam 33,5 rúpias por dólar, um bom negócio.
(AV)

Texto Anterior: Escritor ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1907
Próximo Texto: Peste fez 56 mortos e turista dos EUA morreu em atentado na Caxemira ;Instabilidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.