São Paulo, sexta-feira, 14 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Limpeza falha e Ibirapuera vira 'lixão'

DA REPORTAGEM LOCAL

Um dia depois do feriado, nem um terço do lixo produzido pela festa do Dia das Crianças tinha sido retirado do parque Ibirapuera (zona sul). As principais ruas do parque e o lago estavam cheios de sacos plásticos, copos, papéis etc.
A prefeitura informou que pretende recolher as cerca de 30 toneladas de lixo produzidas no feriado em três dias. Até as 18h de ontem, vários montes de lixo reunidos pelos funcionários permaneciam à espera de caminhões de coleta.
A contadora Fátima de Almeida, 39, que ontem caminhava no parque, reclamava da sujeira.
``Toda segunda-feira e nos dias depois de feriado é a mesma coisa. Fica tudo sujo e a prefeitura demora um tempão para limpar."
Segundo a diretora do Departamento de Parques e Áreas Verdes da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, Vera Bononi, 49, no ano passado a prefeitura demorou uma semana para retirar todo o lixo produzido no feriado.

Licitação
A própria prefeitura admite a demora na coleta. Segundo Vera, a limpeza total do parque deve ser lenta porque a Nipenpe –empresa responsável pela limpeza do Ibirapuera– não está conseguindo cumprir o contrato e dar conta da limpeza do parque.
``Eles deveriam recolher 30 toneladas por semana e não conseguem retirar nem 24."
A empresa, diz Vera, deveria ainda manter cem funcionários no parque. Mas não há mais que 70 pessoas trabalhando na limpeza no Ibirapuera, afirma.
Segundo Vera, a prefeitura paga por mês para a Nipenpe cerca de US$ 30 mil.
O contrato com a Nipenpe, diz ela, só venceria em julho de 95. Mas a secretaria deve publicar até o final do mês edital de licitação para contratar uma nova empresa de limpeza, de acordo com Vera.
``Fizemos um acordo com a Nipenpe para que ela fique trabalhando até nós contratarmos outra empresa."

Texto Anterior: Financiamento da saúde é tema de debate
Próximo Texto: Empresa quer rever acordo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.