São Paulo, segunda-feira, 17 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Orçamento derruba autoridades

CLÓVIS ROSSI
DO ENVIADO ESPECIAL A MOSCOU

Ao chegar a Moscou, FHC encontrou um ambiente que lhe é bastante familiar: a Rússia mergulhou em sua versão do escândalo do Orçamento.
O presidente do Banco Central, Victor Guerashchenko, aparentemete de acordo com o primeiro ministro, Victor Schernomirdin, encontrou uma maneira criativa para tapar o buraco das contas públicas.
O BC russo armazenou dólares nos últimos meses. Na semana passada, um forte movimento especulativo derrubou a cotação da moeda russa para a metade. O governo então vendeu os seus dólares, recolhendo rublos para melhorar as contas.
Em um único dia, a chamada terça-feira negra, o rublo se desvalorizou 21%.
O escândalo custou a cabeça do ministro das Finaças, Sergei Dubinin, demitido por Ieltsin na quinta-feira, e a saída de Guerashchenko. O ex-presidente do BC é acusado também de conspirar contra as reformas destinadas a implantar o capitalismo na Rússia.
Ele acionou sem controle a máquina de imprimir rublos e usou o dinheiro para subsidiar empresas estatais virtualmente falidas.
O excesso de dinheiro em circulação fez a inflação, que vinha caindo sistematiametne desde o início do ano, dar uma empinada em setembro: pulou dos 4,6% de agosto para 7%.

Texto Anterior: Reis Veloso rejeita crítica
Próximo Texto: TSE encerra intervenção em apuração no Rio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.