São Paulo, segunda-feira, 17 de outubro de 1994
Próximo Texto | Índice

Varejo elege 'campeões' de gôndolas

MARISTELA MAFEI
DA REPORTAGEM LOCAL

Perto de quatro mil gerentes de lojas de supermercados, localizadas em todo o país, acabam de escolher os lançamentos da indústria que fizeram maior sucesso nas gôndolas nos últimos 18 meses.
A Kaiser Bock foi a grande vencedora, levando o prêmio ``melhor lançamento". Na sequência, aparece a água de coco em garrafa Sococo (destaque bebidas sem álcool), leite em pó integral Ninho Crescimento (categoria produtos lácteos) e farinha de trigo Dona Benta (mercearia).
Foram ainda premiados a ave temperada Classy Seara (produtos congelados), o aparelho de barbear Sensor (higiene e beleza) e a cera líquida Poliflor Pratic (Reckitt & Colman).
A pesquisa é realizada anualmente pela revista ``SuperHiper", da Abras (Associação Brasileira dos Supermercados), que divulga os resultados na sua edição de novembro.
Ambas foram incluídas entre os melhores lançamentos mundiais da indústria de alimentos, com premiação a ser recebida no Sial, a feira internacional do setor– que começa no próximo dia 21 em Paris, na França.
Ao fazer a escolha, os gerentes de supermercados levam em conta critérios como ``satisfação do cliente", ``novidade", ``rotatividade nas gôndolas", ``inovação na embalagem e no visual". No total concorreram 278 produtos, distribuídos em sete categorias.
Dentro da categoria bebidas alcoólicas, concorreram 19 produtos. A Kaiser Bock recebeu 62% da preferência dos entrevistados porque, segundo as respostas, ``é de fato uma novidade".
A pesquisa da ``SuperHiper" sempre é divulgada no mínimo oito meses após o lançamento. Assim, os produtos lançados no segundo semestre de 94 só irão participar do concurso do próximo ano.

Reaquecimento
Sérgio Dória, superintendente da Abras, diz que cresceu em até 40% o número de novos lançamentos no trimestre agosto/setembro e outubro de 94, contra igual período de 94.
A Abras tem dois indicadores para medir a temperatura do mercado. O primeiro é a feira nacional do setor, ocorrida em setembro último. O segundo é a própria revista ``SuperHiper" –com dezenove anos de existência, a revista bate recorde no número de páginas, na próxima edição de novembro, devido ao aumento de anúncios de novos produtos.
O incremento é atribuido à estabilização da economia e à perspectiva de manuteção do crescimento do consumo.
Somente em setembro, a Sadia, junto com a Refinações de Milho Brasil, lançou a margarina Mazola; a Bauducco colocou nas prateleiras o biscoito Ovomaltine e a Phillips Morris lançou no Brasil, em conjunto com a Sanbra, os queijos da Kraft.
No período de quarenta dias, a Arisco entrou em três novos segmentos: café solúvel (com o Ariscafé), gelatinas e fermento químico. A Sófruta, também do segmento de derivados de tomate, entrou no mercado de mostardas. A Quaker lançou sua tradicional aveia em três sabores; a granja Rezende ampliou sua participação para o mercado de óleo de soja e a Nestlé fez sua estréia no segmento de bebidas lácteas fermentadas. Parmalat e Danone também colocaram novos produtos nas prateleiras.

Próximo Texto: Pão de Açúcar investe em marcas próprias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.