São Paulo, segunda-feira, 17 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pão de Açúcar investe em marcas próprias

FILOMENA SAYÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Grupo Pão de Açúcar decidiu investir em suas marcas próprias. Esquecidas pelos consumidores nos últimos anos, estas marcas chegaram a responder por até 5% do faturamento do grupo em 1984.
O retorno a este patamar é o objetivo nesta nova fase. Cerca de US$ 2 milhões serão investidos no primeiro ano.
O primeiro passo dado foi reformular o departamento. O executivo Luiz Carlos Pimentel, 34, que gerenciava o marketing de protetores solares, produtos para pele da Johnson & Johnson, foi contratado em janeiro para comandar a área, que, agora, inclui importados.

Sabão de Portugual
O segundo passo foi lançar o sabão em pó Alv no início deste mês. O produto vem de Portugal. Sua fórmula foi desenvolvida na matriz da empresa, a Benckiser (terceiro maior fabricante de produtos de higiene e limpeza da Europa), situada na Alemanha.
``Pesquisas nos mostraram que a marca própria estava associada a preço baixo, mas com qualidade inferior. Vamos investir em produtos que tenham qualidade superior ao nacional e preços competitivos", explica Pimentel.
Pimentel afirma que ``a fórmula é única, especial para o Brasil". O Alv vai ser vendido por cerca de R$ 1,57 –10% a 20% inferior ao preço do líder de mercado, o Omo, diz Pimentel.
A novidade pode ser encontrada nas 184 lojas das redes Extra, Pão de Açúcar e Superbox. A expectativa é vender cem toneladas do produto por mês.
Uma campanha publicitária, feita pela DPZ, para TV, revistas, jornais e outdoors fala do produto em São Paulo, Rio, Brasília e outras capitais. A campanha começou a ser veiculada ontem.
O Alv –assim como todos os novos produtos– tem como ``selo de qualidade" a marca Qualitá, que até 93 era uma das marcas próprias do grupo, junto com Zin e Pap's.
A marca Zin desaparece na reformulação.
A Pap's será relançada no mês que vem com a colocação no mercado de latas e vidros de palmito (fornecedor nacional, a Floresta Alta, dona das marcas Palmibom e Juquiá).

Pêssego da Grécia
Uma nova marca própria, a Mister Field, surge através de uma lata de pêssego em calda que virá da Grécia. Dentro de dez dias poderá ser encontrada nos supermercados.
No final de novembro será a vez da marca Johan Meister. Um vinho branco comprado da Kendermann, uma das maiores fabricantes de vinhos da Alemanha.
A meta é lançar cerca de 30 itens até outubro de 95 sob várias marcas. Pimentel não sabe precisar quantas.

Texto Anterior: Varejo elege 'campeões' de gôndolas
Próximo Texto: Asia Motors pode instalar fábrica no país; Petrobrás pode fechar acordo com Venezuela; Telebahia suspende novos celulares; Choperia Pinguim vai abrir filial em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.