São Paulo, segunda-feira, 17 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Encartes com cupons chegam ao país

NELSON BLECHER
DA REPORTAGEM LOCAL

A Promopack, uma agência paulista especializada em promoções, prepara uma ofensiva maciça no campo da cuponagem.
Vai lançar encartes semanais coloridos que estampam cupons de descontos com prazo de validade de até três meses.
Esse tipo de publicação, conhecido por ``Free Standing Insert"(FSI), tornou-se uma sensação nos EUA, onde foi lançado pela primeira vez em 1972.
Calcula-se que dos 300 bilhões de cupons previstos para circular até dezembro próximo 86% serão veiculados nos suplementos encartados em jornais dominicais.
As tiragens somadas dos ``Sunday Inserts" ultrapassam a marca de 50 milhões de exemplares, o que lhes confere incomparável poder de fogo.
Cifras impressionantes sustentam esse ramo da publicidade, que evolui em escala geométrica.
Por resgatar cupons quando vão às compras, os consumidores norte-americanos economizaram US$ 4 bilhões em 1993, mais do que o dobro de 1983. Também dobrou, nesse período, a emissão de cupons.
Sem revelar detalhes operacionais, a Promopack estima que seu encarte deve atingir tiragem de 2,2 milhões de exemplares e cobrir 80% do mercado brasileiro.
Os descontos oscilarão entre 15% e 20% sobre o preço do produto e serão expressos em valor nominal, que inspira mais credibilidade junto ao público.
O sistema prevê que o dinheiro correspondente ao desconto oferecido pela indústria retornará ao caixa do varejista em três dias, tempo necessário para o processamento e emissão do cheque.
O que estimulou a Promopack a trazer a fórmula do ``FSI" para o país foi a perspectiva de continuidade da estabilização econômica.
``A difusão de cupons de desconto tem sido crescente nessa fase de consolidação do Plano Real", constata o diretor Fábio Vallim.
``Experiências isoladas com encartes interativos indicaram um resgate entre 4% e 8% do total de cupons emitidos".
Além dos cupons de grandes cadeias de auto-serviço, a exemplo do Pão de Açúcar, veiculados aos domingos na Folha, pesos pesados da indústria também passaram a apostar nessa ferramenta de marketing promocional.
Entre os clientes da Promopack, a Gessy Lever vale-se de cupons para alavancar as vendas do desodorante Rexona e do xampu Dimension.
A Johnson & Johnson os distribui para brindar consumidoras do absorvente Sempre Livre.
``No ano passado, uma campanha de cupons para promover a marca Resolv, um produto usado na pré-lavagem de roupas, resultou em aumento de vendas da ordem de 35% em São Paulo", diz Andréa Sapolnik, gerente da Reckitt & Colman.
Distribuídos em supermercados por promotoras posicionadas junto às gôndolas, os cupons são inseridos em cartelas com informações sobre a forma de usar o produto.
A Catalina, uma das maiores agências norte-americanas especializadas em cuponagem, saltou recentemente do papel para a eletrônica.
Instalou equipamentos junto aos caixas de supermercados que emitem bônus de outros produtos infantis no ato de pagamento de uma caixa de fraldas, por exemplo. (Nelson Blecher)

Texto Anterior: Publicidade que compara marcas é mais lembrada
Próximo Texto: Ford vai importar 95 mil carros em 95
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.