São Paulo, segunda-feira, 17 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estrelas e constelações estão em constante mudança nos céus

KATHY WOLLARD

Você já deitou no gramado, olhando uma enorme e fofa nuvem passar e viu que se parecia com um rosto ou um animal? Bem, as constelações são figuras que imaginamos ver nas estrelas. O céu noturno é como um desenho ``ligue-ponto".
As pessoas encontram figuras nas estrelas desde tempos remotos (sabemos, por exemplo, que os sumérios desenharam constelações pelo menos há 4.000 anos). Em culturas em que as pessoas caçavam, viam animais selvagens. Navegadores europeus viram estrelas em um padrão que formava o desenho de um compasso.
Os cientistas acreditam que um dos usos mais importantes para tais figuras era ajudar a navegação.
Ver figuras entre as estrelas também facilitou o estudo do céu. Os astrônomos da antiguidade dividiram o céu noturno em regiões. Cada região era formada por um grupo de estrelas, chamada de constelação.
Culturas diferentes tinham diferentes figuras e histórias. Algumas das cenas que as pessoas imaginavam eram muito estranhas. Por exemplo, o que os egípcios viram em um grupo grande de estrelas que rodeiam o que chamamos de Ursa Maior.
Havia um búfalo, diziam eles, seguido por um homem deitado, arrastado por um hipopótamo andando em duas pernas e carregando um crocodilo nas costas!
Nas cartas estelares modernas, os céus dos hemisférios Norte e Sul são divididos em 88 figuras separadas. Os cientistas acreditam que a maioria das constelações ``modernas" datam de cerca de 2600 a.C.
Apesar de as estrelas em um constelação parecerem estar perto umas das outras, isso é uma ilusão: um estrela pode estar bilhões de quilômetros mais distante da Terra do que a outra.

Copyright Los Angeles Times Syndicate.

Texto Anterior: Desenhista brasileiro ilustra RPG nos EUA
Próximo Texto: MEGADETH
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.