São Paulo, segunda-feira, 17 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lisboa expõe imagens do Brasil colonial

JAIR RATTNER
DE LISBOA

As imagens de como era a realidade no Brasil entre 1808 e 1821 foram levadas a Portugal. Até dezembro, estará no Museu Rafael Bordalo Pinheiro, em Lisboa, a exposição ``Rio de Janeiro Capital d'Além-Mar", mostrando o período em que a Corte portuguesa esteve no Brasil.
Dentro da programação da Lisboa Capital da Cultura Européia, a exposição é feita a partir do acervo do Museu Castro Maia, do Rio de Janeiro, e tem dois temas.
Com gravuras, aquarelas e leques, o primeiro traz imagens do ambiente da Corte portuguesa no Brasil, e o segundo é composto de imagens da vida e da sociedade no Rio de Janeiro.
Alguns dos destaques do primeiro tema são as imagens do Rio feitas pelo francês Charles Clarac, dois leques comemorando a chegada da família real e um panorama circular da baía do Rio de Janeiro, em cinco pranchas, feito pelo inglês Emeric Vidal.
No segundo tema, estão imagens da vida cotidiana, como a Loja de Sapateiro, na Rua do Cano, e uma aquarela mostrando um escravo com a máscara de ferro que impedia que comesse terra, de Jean Baptiste Debret, ou o mercado da praia dos Mineiros, do alemão Rugendas.

Texto Anterior: Suede dá adeus a seu mentor musical
Próximo Texto: Diretor armênio se define pelo silêncio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.