São Paulo, segunda-feira, 17 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Suspeitos de atentado a Mahfouz são presos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A polícia do Egito anunciou ontem que o militante islâmico que planejou o atentado contra o escritor Naguib Mahfouz foi morto e sete outros suspeitos foram presos.
Segundo o Ministério do Interior, todos são"muçulmanos fanáticos que querem destruir as maiores conquistas do Egito".
Em 1988, Mahfouz, 82, foi o primeiro árabe a receber o Nobel de Literatura. Militantes o declaram infiel por suas obras liberais e o colocaram numa "lista negra".
O escritor levou várias facadas no pescoço quando saía de casa, na última sexta-feira. Foi operado no final de semana e passa bem.
O autor do ataque seria Nagi Mohamed Mustafa e o líder do grupo seria Basseem Khalil, morto num café do Cairo (capital) após tiroteio contra a polícia.
O atentado teria sido planejado pelo grupo radical islâmico Gama'a al-Islamiya, que lançou campanha contra o governo egípcio em 1992 para a criação de um Estado Islâmico fundamentalista.
Khalil e Mustafa, disfarçados, tentaram matar Mahfouz um dia antes, mas ele não estava em casa.

Texto Anterior: Israel e palestinos vão retomar negociações
Próximo Texto: Leia alguns dos destaques de ontem na imprensa internacional:
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.