São Paulo, segunda-feira, 17 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente dos EUA celebra sua maior vitória

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O presidente dos EUA, Bill Clinton, comemorou ontem de forma discreta o maior sucesso em política externa de seus 22 meses de governo, ao receber na Casa Branca a delegação que acompanhou Aristide de volta ao Haiti.
``Nossa ação no Haiti provou mais uma vez o desejo dos americanos de se levantar para defender os outros porque essa é a coisa certa a se fazer", disse Clinton diante do secretário de Estado Warren Cristopher.
Pela primeira vez desde o início da crise haitiana, as pesquisas de opinião pública mostram apoio dos norte-americanos à política de Clinton em relação àquele país.
Imagens das festividades de sábado em Porto Príncipe, nas quais multidões de haitianos exibiam bandeiras dos EUA que no passado costumavam ser queimadas em países como o Haiti, têm ajudado Clinton.
Mas o presidente alertou em seu discurso: ``Agora que o governo democrático foi restaurado, é preciso cuidar dele", disse.
Segundo ele, ``ainda há muitos perigos no caminho. Mas uma longa noite de medo deu lugar a um dia de esperança".
O deputado Joseph Kennedy, sobrinho do presidente Kennedy, que foi um dos principais apoiadores de Aristide no exílio, disse após a solenidade na Casa Branca que está muito otimista em relação ao futuro.
Diversos cidadãos norte-americanos que se tornaram assessores de Aristide durante o exílio o acompanharam a Porto Príncipe e constituem uma nova elite dirigente do país.
Um dos símbolos da nova importância dos EUA para o Haiti: o discurso de posse de Aristide na Presidência foi feito em francês, crioulo (línguas oficiais do país) e em inglês.
(CELS)

Texto Anterior: Aristide quer demissão de militares golpistas
Próximo Texto: ONU exige recuo de tropas iraquianas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.