São Paulo, terça-feira, 18 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Romance de Benjamin Constant vira filme

ANDRÉ FONTENELLE
DE PARIS

``Du Fond du Coeur" (``Do Fundo do Coração"), do francês Jacques Doillon, alia tecnologia e tradição: primeiro filme rodado inteiramente em vídeo digital de alta definição, aborda um romance do século 19.
Atualmente em cartaz na França, o filme trata da relação entre os escritores suíços Benjamin Constant e Germaine Necker, mais conhecida como Madame de Stael.
Os dois foram amantes entre 1794 e 1812, tiveram uma filha, mas nunca viveram juntos. Mme de Stael era casada e, viúva em 1802, não quis se casar de novo.
Benjamin (1767-1830) e Germaine (1766-1817) escreveram, respectivamente, `Àdolphe" e ``Corinne", clássicos do Romantismo que descrevem disfarçadamente sua relação complexa.
O projeto inicial de Doillon era adaptar `Àdolphe" para o cinema. A idéia evoluiu para contar a história real, com base nas cartas, nos diários e nos livros de Constant e Mme. de Stael.
``Não sei se seria capaz de adaptar um livro da qualidade de Àdolphe"', reconhece Doillon.
O filme, selecionado para a mostra de ``eventos especiais" do Festival de Veneza deste ano, foi bem recebido pela crítica francesa.
Também foram aclamadas as interpretações de Benoit Régent e Anne Brochet. Os dois contracenam praticamente sozinhos ao longo das 2h04 de filme.
O filme terá uma versão mais longa, de 6h de duração, para exibição em capítulos na emissora cultural franco-alemã Arte, sob o nome ``Germaine et Benjamin", em dezembro.
A decisão de realizá-lo em vídeo, segundo Doillon, permitiu também inovar na linguagem: pela primeira vez, ele pôde filmar sequências de mais de 10min, livre da limitação do tamanho do rolo do filme.
A alta definição (1.250 linhas, o dobro da definição atual da televisão) permitiu a passagem para o filme de 35mm (na versão para os cinemas) com uma qualidade de imagem impressionante.

Texto Anterior: Harvey Keitel vira pai viúvo em novo filme
Próximo Texto: "Diários" são codificados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.