São Paulo, quarta-feira, 19 de outubro de 1994 |
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Orquestra de Bamberg estrutura novos sons
JOÃO BATISTA NATALI
À frente da Orquestra Sinfônica de Bamberg, chegou muito próximo de Bruno Walter e outros que souberam combinar o ``pathos" e a técnica glacial no compositor. Eschenbach presenteou os assinantes da temporada do Mozarteum Brasileiro, segunda-feira no Teatro Municipal, com uma ``Sinfonia nº 5" repleta de achados. Não deu ênfase ao fraseado quando a linha melódica estava à cargo de um grupo de instrumentos. Esforçou-se, bem mais, em tornar imperceptíveis as conexões com que a melodia se transferia de um grupo ao outro. A orquestra permitia, de certo modo, seccionar os sons como se fossem blocos sólidos, a partir dos quais construiria a percepção de unidade para, rapidamente, diluí-la na tensão da da execução. Os músicos de Bamberg e seu regente titular igualmente se associaram ao jovem pianista norte-americano Tzimon Barto para o ``Concerto nº 3" de Sergei Prokofief (1891-1953). É uma peça difícil. A tendência de alguns intérpretes é a de tomar o compositor russo, ainda exilado na Europa Ocidental nos anos 10 e 20, sob a ótica de sua produção marcada por concessões à estética musical bolchevista, que o tolheram a partir dos anos 30. Eschenbach e Barto passam ao largo da armadilha. Em vez de caçar consonâncias para recuperar detritos de uma antiga harmonia, prevalece a exposição pontual das transgressões próprias a um modernismo nascente. O ``Concerto" ganhou também cores de um poema sinfônico, fundamentado em alguma forma de narrativa (como, em Prokofiev, ocorre com a ``Suite do Tenente Kijé" ou ``Romeu e Julieta"). O resultado é a dramaticidade encontrada em outras excelentes interpretações daquela peça, como a de Argerich com a Filarmônica de Berlim, regida por Abbado. Tzimon Barto é um nome a ser retido. Entrou em cena como um garotão movido a corn-flakes e predisposto a demonstrações de força. Mas demonstrou ser um virtuoso da delicadeza. Texto Anterior: Everything But the Girl mantém balanço `cool' Próximo Texto: Led Zeppelin volta com toque oriental Índice |
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