São Paulo, quarta-feira, 19 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Led Zeppelin volta com toque oriental

ROGÉRIO SIMÕES
DE LONDRES

O coração do Led Zeppelin voltou a bater. Em um especial para a MTV, gravado em Londres nos dias 25 e 26 de agosto, Robert Plant e Jimmy Page mostram que estão vivos e ainda podem render muito juntos.
Em ``UnLedded``, apresentado na última segunda-feira pela MTV européia, a dupla cria novos arranjos para antigos sucessos, ao lado de uma orquestra e músicos do Marrocos.
Plant e Page afirmam que a reunião não é uma volta do grupo, até porque o baixista e maestro John Paul Jones não esteve presente. Os arranjos de orquestra ficaram por conta de Ed Sherman.
Mas quando for lançado em CD, no próximo dia 7, na Europa, ``UnLedded`` será certamente recebido pelos fãs como a nova produção da maior banda de rock dos anos 70.
O especial foge dos tradicionais ``acústicos`` da MTV, já que Page abusa da guitarra elétrica em muitas músicas.
Traz belas versões de ``Thank You`` e do antológico blues ``Since I`ve Been Loving You``, além de números acústicos, como ``Gallows Pole`` e ``The Battle of Evermore``. ``Stairway to Heaven`` foi, corretamente, deixada de fora.
Plant disse que a reunião só teria sentido se eles fizessem algo diferente do que gravaram duas décadas atrás. ``É uma forma de usar o passado para caminhar em direção ao futuro``, afirmou o vocalista.
Para dar uma roupa nova ao material, os dois utilizaram músicos marroquinos, com instrumentos egípcios, que dão um toque oriental nunca visto antes no som do Led Zeppelin.
Os músicos foram convidados para participar quando a os dois estiveram no Marrocos.
Muitos desistiram na última hora, o que forçou a dupla a organizar a orquestra árabe dias antes da gravação. Mas a pressa não chegou a comprometer o resultado.
A novidade é mais sentida no número final, uma memorável versão de ``Kashmir``. Plant e Page alteraram parte do ritmo da música, dando espaço para os instrumentos de sopro e de cordas.
O resultado é impressionante e pode fazer da música, que já era uma das mais criativas do grupo, um novo sucesso da dupla.
``UnLedded`` não foi o único fruto da reunião de Plant e Page. No Marrocos, eles fizeram vários apresentações para a platéia local, em apresentações informais, ao ar livre.
O material foi registrado e estará em um vídeo, que terá ainda gravações feitas pelos dois no País de Gales e nos estúdios em Londres. O vídeo deverá ser lançado até o final do ano.
Apesar da volta, Robert Plant parece ter desistido de brigar pelo estrelato. ``Eu não estou interessado em ser um astro do rock. Eu já fui um e gostei bastante``, disse, em entrevista à MTV.
Mas há informações de que a dupla vai sair em turnê no início do próximo ano. Os dois podem não ser mais o verdadeiro Led Zeppelin, que tinha a vantagem de contar com John Bonham na bateria. Mas ainda deverão arrastar multidões atrás deles.

Texto Anterior: Orquestra de Bamberg estrutura novos sons
Próximo Texto: Freud vira objeto de fetiche e desconfiança
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.