São Paulo, quinta-feira, 20 de outubro de 1994![]() |
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Tripulante teria detectado falha em avião
CRISTINA GRILLO
O alerta teria sido feito pelo mecânico de vôo e sargento da Aeronáutica Luis Carlos Fernandes, 29. Apesar disso, o comandante decidiu decolar. Os dois -e outras 19 pessoas- morreram na explosão do avião, sexta-feira passada na região oeste da Bahia. O caso foi relatado ontem à Folha por um mecânico de vôo que presenciou a conversa. Ele não quis ser identificado. Ele disse também que desde terça-feira o sargento Luis Carlos Fernandes vinha tentando reparar o defeito. Segundo o mecânico, o sargento estava com medo de fazer a viagem até Belém (PA) no avião. A mulher de Luis Carlos, Olívia Fernandes, 26, contou que há cinco meses o marido havia sido preso por dez dias, porque teria se recusado a embarcar em um Hércules C-130 com um defeito no sistema direcional. Ele contou à mulher que, em seu relatório, teria colocado uma cruz vermelha –o que, no jargão da Aeronáutica significa que o avião não pode decolar. Depois de ter sido obrigado pelo comandante do vôo a embarcar, segundo Olívia, Luis Carlos passou dez dias preso na Base Aérea do Galeão. O sargento teria apresentado ao comandante da Base, coronel Antônio Pinto Macedo, pedido de reconsideração da punição, que teria sido negado através de uma carta. ``Nós temos que tirar peças de um avião e passar para outros. Não há compra de material de reposição", disse o mecânico, informando que anteontem quatro Hércules C-130 sem condições de vôo ocupavam o hangar da Base Aérea. Maria de Lourdes Fernandes, 49, mãe do sargento morto, disse que há cerca de seis meses o filho teria contado que havia sido obrigado a fazer o reparo na mangueira de um avião usando fita isolante. O advogado Walmir Venâncio, amigo do suboficial Ivair Mendonça –que também foi morto no acidente –está reunindo as famílias dos mortos para entrar com uma ação contra a Aeronáutica. Texto Anterior: Diretor do IML descarta execução Próximo Texto: Da Redação Índice |
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