São Paulo, quinta-feira, 20 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bernardinho dá ênfase à recepção

SÉRGIO KRASELIS
DO ENVIADO A BELO HORIZONTE

As jogadoras da seleção brasileira vêm dando mais ênfase ao fundamento de recepção nos treinos realizados pela equipe em Belo Horizonte (BH), onde vai disputar a primeira fase do Campeonato Mundial.
A menos de dois dias da estréia (amanhã, contra a Romênia), o técnico Bernardinho insistiu ontem nos treinos de recepção com cinco jogadoras: as titulares Ana Paula, Marcia Fu, Ida e Ana Moser e a reserva Ana Flávia.
``A cultura do jogador brasileiro, volto a dizer mais uma vez, é do ataque. Essa mentalidade tem que mudar", diz Bernardinho. ``No Brasil, o único jogador que conseguia passar bem mesmo quando o ataque não funcionava foi o Bernard (atacante que atuou na década de 80, quando chegou a jogar junto com o então levantador Bernardinho)", acrescenta.
Para o treinador, se a levantadora do time não receber a bola na mão não vai existir contra-ataque. ``Todo mundo sabe que, sem contra-ataque, não há defesa que resista", afirma ele.
Segundo Bernardinho, contra alguns adversários (a Coréia do Sul, por exemplo), a seleção brasileira poderá ter que fazer marcação individual nas jogadores de rede e fazer, muitas vezes, bloqueio simples.
``Não há como fazer bloqueio duplo, porque elas são muito rápidas. Se conseguirmos quebrar um pouco a recepção delas melhor para nós, que vamos ter tempo de armar nossa defesa", afirma Bernardinho.
O técnico acredita que só existe um caminho para isso acontecer: ``Além do saque perfeito, precisamos ter paciência."
``A defesa não pode cobrar do bloqueio, mas sim ter reações rápidas para poder permitir o nosso contra-ataque", afirma o treinador.
Ele garantiu que a atacante Ana Moser deve jogar amanhã na partida de estréia contra a Romênia.
``Ela vai jogar pelo menos uma parte do jogo", afirma o técnico. Bernardinho tem poupado a melhor atacante brasileira nos últimos dias devido a uma tendinite que ela está sentindo no joelho esquerdo.
(SK)

Texto Anterior: Alemanha e Coréia `tiram o sono' de Bernardinho
Próximo Texto: Wendlinger dirige um F-1 após cinco meses; Federação japonesa não renova com Falcão ; Copa dos EUA deu lucro de US$ 60 milhões ; São Paulo quer anular a liminar de Pimenta ; Lateral Branco negocia dívida com o Gênova
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.