São Paulo, domingo, 23 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Britto ataca administração do PT no Sul

GUSTAVO KRIEGER
ENVIADO ESPECIAL A PORTO ALEGRE

O candidato do PMDB ao governo do Rio Grande do Sul, Antônio Britto, vai mudar de tática no segundo turno. Britto está reunindo material para atacar o candidato do PT, Olívio Dutra.
Britto vai concentrar os ataques na Prefeitura de Porto Alegre, administrada pelo PT desde 1989.
Publicidade
O peemedebista acusa o prefeito petista Tarso Genro de aumentar os gastos com publicidade no ano eleitoral.
O candidato do PMDB se baseia em levantamento feito pelo vereador João Antonio Dib (PPR).
Segundo este levantamento, Genro teria aumentado por decreto o limite estabelecido pelo orçamento do município para gastos com publicidade de 0,38% para 1,46% do total de verbas da prefeitura.
Contrato
Dib acusa Tarso Genro de ter feito um contrato de US$ 1 milhão com a produtora Trama, para realização dos programas ``Cidade Viva" que divulgam obras da prefeitura no rádio e na televisão.
A Trama foi a produtora que realizou os programas de Genro no segundo turno da eleição para a prefeitura em 1992.

Outro lado
A assessoria de imprensa de Tarso Genro confirma o contrato com a Trama, mas diz que verba será de R$ 827 mil e que a produtora foi contratada em concorrência pública na qual apresentou a menor proposta de preço.
A prefeitura também diz que os gastos de publicidade em 1993, primeiro ano do mandato de Tarso Genro, foram de 0,6% do orçamento do município. Em 1994, os gastos até 20 de outubro seriam de 0,8% do orçamento.
A assessoria de Genro admite que o valor das verbas de publicidade foi aumentado por decreto, mas diz que a lei orçamentária permite ao prefeito criar ``suplementações orçamentárias" de até 5% das verbas do município.

Estratégia
Atingir a prefeitura é fundamental na estratégia de Britto. A prefeitura de Porto Alegre é o principal trunfo eleitoral do PT.
Olívio Dutra comandou a prefeitura entre 1989 e 1993 e conseguiu eleger Tarso Genro como seu sucessor.
Britto está repetindo a estratégia usada com sucesso pelo PT no primeiro turno da eleição. Olívio Dutra atacou a gestão de Britto no Ministério da Previdência.

Desvio
Dutra acusou Britto de ter desviado para o pagamento de despesas da Previdência verbas que seriam do Ministério da Saúde.
Este desvio seria responsável pela crise no sistema de saúde pública. Os petistas acusam Britto de não ter combatido o esquema de corrupção na Previdência.

Horário Gratuito
Os dois candidatos já começaram a gravar os programas do horário eleitoral gratuito. Britto recebeu o reforço do publicitário Geraldo Walter, da agência DM9.
Walter participou da produção dos programas de Fernando Henrique Cardoso no primeiro turno da eleição presidencial.
Olívio Dutra faz na segunda e terça-feira um roteiro pelo interior gaúcho com o candidato derrotado do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva.
Nesta semana, o PT espera receber o apoio de Leonel Brizola, candidato derrotado à Presidência pelo PDT.

Texto Anterior: Mãe é a primeira a exigir emprego de candidato
Próximo Texto: Prefeito que apóia o PT quer pureza racial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.