São Paulo, domingo, 23 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fatores atualizam salários

No cálculo das aposentadorias do INSS, salário-de-benefício é o resultado da média aritmética dos últimos salários de contribuição. A partir do salário-de-benefício chega-se ao valor da renda mensal inicial.
Todos os salários-de-contribuição que entram no cálculo da média são atualizados monetariamente a valor presente, ou seja, até o mês da concessão do benefício.
Para isso, a Previdência divulga uma tabela com fatores de atualização (ver Roteiro de Índices). Os fatores já consideram as várias moedas do período de cálculo. Nos últimos 48 meses existiram o cruzeiro, o cruzeiro real, a URV e o real.
Multiplicando-se o salário-de-contribuição de cada um dos meses (até 36) pelos respectivos fatores obtém-se o valor em reais no mês de concessão do benefício. Salário de Cr$ 4.780.863,30 em dezembro de 92, por exemplo, resulta em R$ 379,70, se multiplicado por 0,00007942. A cada mês, toda a série de fatores é alterada porque entra, no final, um novo IPC-r.

Texto Anterior: Confira como você poderá se aposentar
Próximo Texto: Direitos serão respeitados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.