São Paulo, domingo, 23 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercosul abre portas a executivos

JOSÉ VICENTE BERNARDO
DA REPORTAGEM LOCAL

O melhor caminho para o executivo do setor bancário será especializar-se em negócios internacionais. A opinião é de Antonio Gurgel, 53, coordenador do Centro de Excelência Bancária da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. O Centro reúne cinco grandes bancos nacionais e quatro internacionais.
``Ele terá que entender a cultura e o padrão de negociação de outros países", avalia. Os países do Mercosul (Argentina, Uruguai e Paraguai), segundo Gurgel, devem abrir caminho para os executivos brasileiros.
Ugo Barbieri, 55, coordenador de ``executive search" (procura por executivos) da consultoria Coopers & Lybrand –que tem grandes bancos entre seus clientes– acha que o executivo terá que adotar, daqui para a frente, uma visão ``mais pragmática".
``Com o fim da ciranda financeira, a produção tomará o lugar da especulação. O executivo se tornará menos financeiro e mais comercial."
(JVB)

Texto Anterior: REQUISITOS DE UMA "AGÊNCIA DO FUTURO"
Próximo Texto: Problemas no trânsito podem até afetar produtividade no trabalho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.