São Paulo, domingo, 23 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Problemas no trânsito podem até afetar produtividade no trabalho

CLAUDIA RIBEIRO MESQUITA
DA REPORTAGEM LOCAL

Além de fazer perder a hora, o tráfego das grandes cidades pode provocar perda de produtividade.
A negociação de um contrato, a realização de uma venda, o primeiro contato com um cliente podem não ter sucesso em decorrência do estresse no trânsito.
``Esse problema mexe com a qualidade de vida das pessoas", afirma a neurolinguista Nereide Tolentino, 50, consultora em segurança no trânsito há 20 anos.
Ela dá consultoria ao Instituto Nacional de Segurança no Trânsito e sua abordagem enfoca o comportamento do motorista.
As lições procuram conscientizar as pessoas dos ``mecanismos socialmente implantados" que podem gerar estresse, como a conhecida ``pressa paulistana".
Segundo ela, os programas educativos são, em geral, voltados para prevenção de acidentes, cujos prejuízos para as empresas são facilmente mensuráveis.
A Dow Química inicia em novembro um curso com Nereide. Desde 93 a empresa leva em conta os componentes psicológicos dos acidentes.
``Caiu 20% o número de acidentes com carros da empresa", conta o gerente Miguel Palis, 35, coordenador do programa de segurança no trânsito para a área técnica. (Claudia Ribeiro Mesquita)

Texto Anterior: Mercosul abre portas a executivos
Próximo Texto: Curso ensina a evitar sequestro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.