São Paulo, domingo, 23 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Setembro tem queda na venda de novos

PABLO PEREIRA
DA REDAÇÃO

O movimento de vendas de apartamentos novos em São Paulo em setembro caiu 2,1 pontos percentuais em relação a agosto. A velocidade de vendas média em setembro foi de 11,7%, contra 13,8% em agosto. Os dados são de estudo mensal do Datafolha, publicado no quarto domingo de cada mês em Imóveis (veja quadro ao lado).
Os apartamentos de dois quartos voltaram a vender melhor (43,0% dos negócios), ultrapassando por pouco as unidades de três dormitórios (42,8%), que lideraram os negócios em agosto.
O número de bairros que não teve vendas também caiu, de 11 em agosto para sete em setembro, apontando uma distribuição maior dos negócios por região.
Entre as maiores velocidades de vendas, o destaque ficou por conta de uma curiosidade: Vila Maria (zona norte), que teve uma velocidade de vendas de 100%, chegou a esse percentual negociando a única oferta que teve no mês. O bairro campeão de vendas foi Tatuapé, com 157 negócios (43,7%), 113 deles pelo "Plano 100", da Rossi Residencial.
O preço médio do m2 –calculado na média das cinco regiões– na oferta foi de R$ 1.251,00, 9,7% acima do preço efetivamente negociado (R$ 1.129,80).
A idade média das unidades novas oferecidas no mês, também medida no estudo, é de 18 meses. Entre os vendidos, a idade média cai para 15 meses.
Para os apartamentos, a menor média de idade (dez meses) em oferta foi do apartamento tipo um quarto na zona norte. A média maior (quatro anos e nove meses) é do dois quartos no Centro.
Houve ainda coberturas com média de quatro anos e cinco meses (zona sul). A menor idade média entre as coberturas ofertadas foi de dez meses (Centro).
(PP)

O balanço é um estudo do mercado de imóveis novos na cidade de São Paulo, baseado no Roteiro de Imóveis e em informações sobre as vendas realizadas no mês de setembro, coletadas até o dia 17/10/94, junto a participantes do roteiro. Esse estudo é uma realização do Datafolha, sob a direção dos sociólogos Antonio Manuel Teixeira Mendes e Gustavo Venturi, tendo como assistente de planejamento e análise a estatística Karla Mendes. A coordenação dos trabalhos ficou a cargo de Marlene Peret.

Texto Anterior: Revisional de aluguel pode ser proposta durante o Plano Real
Próximo Texto: Pólo `puxa' valorização de região vizinha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.