São Paulo, domingo, 23 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Esotéricos ganham terreno

DA REDAÇÃO

No mês das eleições, Paulo Coelho voltou com tudo à lista dos best sellers de ficção do Datafolha. Seu novo livro –``Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei"– continua ocupando o primeiro lugar e dois de seus trabalhos anteriores –``O Alquimista" e ``O Diário de um Mago"– retornam ao ranking, na sétima e décima posições, respectivamente. Também está de volta à lista o livro espírita ``Laços Eternos", de Zíbia Gasparetto, em sexto lugar.
Com isto, a relação dos mais vendidos de ficção espelha novamente a disputa entre a ficção ``profana" e os livros de conteúdo esotérico ou espiritualista no mercado editorial de São Paulo.
Entre os ``profanos", o destaque é o êxito alcançado por ``Cisnes Selvagens" no mesmo mês de seu lançamento. O livro da chinesa Ju Chang é a história de três gerações de mulheres na China deste século. O sucesso do livro pode ser creditado à crescente curiosidade pelo imaginário chinês, que recentemente fez a repercussão em São Paulo de filmes como ``Lanternas Vermelhas" e ``Adeus Minha Concubina".
O furacão Paulo Coelho empurrou para fora do ranking alguns campeões do best seller, como Frederick Forsyth e Noah Gordon, que ocupavam em setembro o quinto e o nono lugares. Deixou para trás também ``Memorial do Convento", de José Saramago.
Só resistiram Sidney Sheldon (que permanece em segundo lugar), John Grisham (que subiu para o quinto), García Márquez (que caiu para o oitavo) e Rubem Fonseca (que avançou para o nono). O livro de Fonseca, lançado há alguns anos, está sendo adotado no vestibular, o que pode explicar sua presença extemporânea na lista.

Não-ficção
O álbum ``O Olho Mágico" tornou-se verdadeira mania em São Paulo e a apuração do Datafolha comprova o sucesso deste livro que consiste basicamente em um conjunto de imagens que formam figuras tridimensionais. Tanto sucesso, que o segundo volume da série, lançado este mês, já ocupa o segundo lugar do ranking.
Igualmente bem-sucedido é o livro-reportagem ``A História Real - Trama de uma Sucessão", de Gilberto Dimenstein e Josias de Souza, respectivamente diretor e diretor-executivo da Sucursal da Folha em Brasília. O livro, que chegou às lojas no início do mês, foi direto para a quinta posição de outubro. Na lista de não-ficção de setembro, Dimenstein ocupava o sétimo lugar com ``Como Não Ser Enganado nas Eleições".

Texto Anterior: CINEMA ; TANGO
Próximo Texto: Como é feita a pesquisa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.