São Paulo, domingo, 23 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Otan pode endurecer contra sérvios

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A ONU aceitou os pedidos da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) por autonomia para lançar ataques aéreos mais rápidos contra os sérvios em casos de violação das zonas de exclusão de armas pesadas na Bósnia.
Segundo oficiais da aliança militar ocidental em Bruxelas, os pilotos dos aviões militares da Otan estarão liberados para atacar mais de um alvo de cada vez, de acordo com as circunstâncias, ao invés de ter que esperar por instruções da ONU em cada caso.
Preocupada com a perda de sua credibilidade, a Otan vinha fazendo críticas ao processo de decisão dos comandantes das forças de paz da ONU na ex-Iugoslávia, que frequentemente demoram horas para pedir apoio militar quando são violadas resoluções das próprias Nações Unidas.
Segundo os oficiais, essas demoras, que às vezes chegam a quatro horas, são agravadas pelo fato de o comando das forças de paz advertir os sérvios de eventuais retaliações, especificando os alvos que serão atacados.
``Não estamos pedindo para lançar mais ataques aéreos, o que estamos dizendo é que, quando decidirmos lançar um, pelo amor de Deus, que o façamos de maneira efetiva e que aumente as chances de sucesso", disse um oficial.
Os sérvios da Bósnia, que iniciaram a guerra há 30 meses na tentativa de impedir a independência da república em relação à ex-Iugoslávia, têm bloqueado os comboios com ajuda humanitária internacional, além de violar as restrições quanto ao posicionamento de armas pesadas em áreas habitadas.
As forças da ONU na cidade muçulmana de Gorazde (leste) ficaram ontem sem combustível devido ao bloqueio dos sérvios. As operações do Alto Comissariado da ONU para Refugiados na região também foram paralisadas.
Esta semana os sérvios atacaram cinco comboios humanitários. Eles exigem 50% de todos os embarques de combustível que chegam à Bósnia.

Texto Anterior: Iraque mantém movimento de tropa; Líder do Hamas propõe cessar-fogo; Refugiados fogem do Burundi para o Zaire; Líbano elogia visita de Clinton à Síria
Próximo Texto: Bosman é o super-herói da guerra da Bósnia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.