São Paulo, domingo, 23 de outubro de 1994
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Momento é bom para escolas de espanhol

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A implantação do Mercosul (acordo de livre comércio entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) está abrindo espaço para o surgimento de escolas de espanhol.
Empresários, executivos e universitários estão percebendo que o tradicional ``portunhol" não basta, quando se trata de fechar negócios, e começam a procurar cursos para aprender o idioma –considerado a língua oficial do novo mercado.
Segundo Maria Cristina Pacheco, 31, sócia da Enterprise Idiomas, ``há três anos, a procura pelos cursos de inglês e espanhol se equiparou na escola".
O Cel-Lep, que completou 26 anos, inaugurou em agosto seu primeiro curso de espanhol na filial Brooklin (zona sul).
``A procura aumentou muito no ano passado, principalmente por parte de executivos. A partir do próximo semestre pretendemos abrir turmas nas outras unidades", diz Nilma Louzada Pereda, 43, coordenadora.
Apostando no futuro desse mercado, a uruguaia Maria Eulália Alzueta Bartaburu, 48, deixou de dar aulas particulares e criou, há seis anos, a Hispania Línguas Latinas –uma escola especializada em espanhol e português para estrangeiros.
Agora, com 400 alunos, Maria Eulália se prepara para abrir franquia. A franquia da escola custa US$ 34 mil.

Investimento
Com apenas duas salas de aula, um espaço para recepção e administração, dois professores e uma recepcionista dá para abrir uma pequena escola.
O investimento nas instalações gira em torno de US$ 20 mil, incluindo mesas, cadeiras, fax, telefone, máquina copiadora, lousas, material didático, videocassete, gravadores e uma reforma.
Para reduzir os custos iniciais, os professores podem trabalhar como autônomos e receber por hora.
É importante, no entanto, que eles sejam nativos ou tenham vivido em algum país de língua espanhola. Vale a pena fazer um teste escrito e oral na hora de escolher os profissionais.
Como a maior parte dos alunos são executivos que precisam do idioma profissionalmente, a escola deve estar localizada em bairros comerciais, ou no centro, e ter pelo menos duas salas –já que a procura por aulas se concentra fora do horário comercial (antes das 9h e depois das 18h).
Dar aulas a executivos dentro de suas empresas é um diferencial que pode dar bons resultados.

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