São Paulo, terça-feira, 25 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bancos pedem o relaxamento do crédito

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os bancos estaduais pediram ontem ao presidente do Banco Central, Pedro Malan, o relaxamento do arrocho ao crédito promovido pelo governo.
O arrocho foi feito através do recolhimento de 15% ao BC sobre o valor de cada operação de crédito. Representados pela Asbace (Associação Brasileira dos Bancos Comerciais Estaduais), os bancos querem que as operações feitas com fundos estaduais não estejam sujeitas ao recolhimento compulsório e ao prazo máximo.
Segundo o presidente da Asbace, Ozias Monteiro, os bancos estaduais administram fundos formados com recursos orçamentários de seus Estados para financiar micro e pequenas empresas.
Pela argumentação dos bancos estaduais, tais fundos têm vocação semelhante à dos fundos federais, que ficaram isentos do arrocho ao crédito imposto pelo governo.
Monteiro disse que Malan concordou em estudar a proposta. O BC não se pronunciou. A maior parte dos bancos estaduais teve seus problemas financeiros agravados com o Plano Real.
Em palestra a investidores estrangeiros na semana passada, o presidente do BC avaliou que os bancos estaduais estão em pior situação do que os federais.
Monteiro reconheceu que há bancos estaduais registrando prejuízos de julho para cá. Mas disse que os prejuízos são ``administráveis".

Texto Anterior: Depressão é fonte de custos em empresas
Próximo Texto: Bancário deve aceitar proposta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.