São Paulo, terça-feira, 25 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Curso na psicologia da PUC-SP vai discutir acupuntura e aromaterapia

LÚCIA MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

Tratamentos não-convencionais à base de plantas e de aromas serão discutidos em sala de aula na Faculdade de Psicologia da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo a partir do ano que vem.
O curso será dado para os alunos do último ano da graduação. ``Núcleo Holodinâmico" é uma disciplina optativa e integra a parte de ``práticas terapêuticas" do currículo de psicologia.
O programa inclui terapias alternativas como fitoterapia (à base de plantas), aromaterapia, acupuntura e homeopatia. ``Não pretendemos formar os alunos nessas práticas, mas apenas informá-los", disse o professor Efraim Boccalandro, 61, que vai ministrar o curso.
``Vamos dar o conhecimento. As pessoas que se sintam com vocação para trabalhar com terapias alternativas que procurem locais que ensinam essas práticas."
Para Boccalandro, ``essas técnicas têm efeito psicológico benéfico, porque elas servem para equilibrar a energia".
O Conselho Regional de Psicologia (CRP) não admite a eficácia terapêutica de práticas alternativas.
``Não existe ainda nenhuma informação científica de que elas são eficientes psicologicamente. Por isso, o psicólogo não pode se utilizar dessas técnicas", diz Cláudia Maria Sodré Vieira, 37, presidente da Comissão de Ética do CRP.
O Conselho, no entanto, não proíbe a discussão em sala de aula. ``A universidade pode discutir o tema e até é bom que o faça. O que não pode é ensiná-lo como técnica com eficácia psicológica", afirmou ela.
Ana Mercês Bahia Bock, 42, diretora da Faculdade de Psicologia da PUC, afirma que a idéia de um curso que fale sobre as práticas alternativas foi do próprio Conselho Federal de Psicologia, que incentivou o debate na universidade.
``Estamos abrindo espaço no currículo para o debate dessas práticas e não para o ensino delas. São coisas muito diferentes", diz.

Texto Anterior: Presa a maior falsa doméstica de SP
Próximo Texto: Polícia `estoura' três depósitos de importados em blitz anticamelô
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.