São Paulo, terça-feira, 25 de outubro de 1994 |
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Geração 90 já tem seu grande disco ;Samba noise
BIA ABRAMO
A geração 90 do pop nacional conseguiu. Apoiada por selos alternativos dentro das grandes gravadoras –Plug, Banguela, Caos–, bandas como Chico Science e Nação Zumbi, Raimundos, Little Quail & The Mad Birds, Professor Antena se livraram das duas pragas que já vitimaram dezenas de grupos no Brasil: a precariedade dos selos independentes e a pressão mercadológica das grandes gravadoras. Ainda é cedo para avaliar a permanência dessas bandas no cenário. Alguns indícios, entretanto, apontam para uma inserção até mais ampla do que as próprias bandas esperavam: o forró-core dos Raimundos está na programação de rádios AM e chega a uma casa de espetáculos como o Palace; o mangue-beat de Chico Science virou assunto do ``Fantástico" e emplacou uma música em trilha de novela. Para além da sobrevivência no mercado, a melhor notícia é que essa geração 90 consolidou a existência de uma música pop brasileira com diversidade e independência estéticas. O maracatu atômico de Chico Science, o hardcore temperado pela malícia do forró dos Raimundos, o rap militante dos Racionais MC, o jazz rap à brasileira do Professor Antena e do Unidade Bop são novas e originais formas de pensar e fazer pop no Brasil. Samba noise Essa geração já produziu pelo menos um grande disco. ``Samba Esquema Noise" é candidato certo a melhor CD de música brasileira do ano. Em relação ao Mundo Livre S/A é injusto falar de mistura ou qualquer coisa do gênero para explicar o tipo de música que eles fazem. Não se trata de uma mera justaposição de samba e guitarras, de rock e influências regionais. É samba, sim, mas feito com uma atitude roqueira. É rock também, mas pensado a partir da ``Cidade Estuário", título de uma das músicas (``o mangue injeta/ abastece, alimenta,/ recarrega as baterias/ da Veneza esclerosada,/ destituída,/ depauperada,/ embrutecida..."). O mangue-beat de Zero Quatro tem uma postura muito próxima do tropicalismo. O texto que acompanha o encarte descreve o caldo de cultura que gerou os ``caranguejos com cérebro": ``Obra atormentada e impressionante, mas estranhamente agradável –cheia de alusões à midiótica, linguagem epidêmica, armazéns estéticos arruinados (...)". Ao contrário de Chico Science, que teve a potência de sua música, particularmente da percussão, abafada por truques ``popizantes" de estúdio, o Mundo Livre S/A teve uma tratamento muito mais adequado da produção. Em vez de aplainar as estranhezas, Charles Gavin e Carlos Eduardo Miranda evidenciaram os vários choques entre os instrumentos (cavaquinho e guitarras, bongôs e baixo e assim por diante) e respeitaram as mudanças abruptas de ritmo. Disco: Samba Esquema Noise Banda: Mundo Livre S/A Lançamento: Banguela Records/Warner Preço: R$ 18 (o CD em média) Texto Anterior: Mundo Livre leva cavaquinho para o rock Próximo Texto: Brocado; Chopada Índice |
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