São Paulo, terça-feira, 25 de outubro de 1994
Texto Anterior | Índice

Outro lado; Preocupação com o leitor; Combate à inflação; Planejamento, continuidade; Dumping social; Modernidade no trabalho; Pesquisas de opinião; Discussões genéricas; Cobertura inútil; Piada sem graça; Teatro em Ribeirão

Outro lado
``Na edição de sábado, 22 deste mês, a colunista Joyce Pascowitch publicou uma nota completamente errada a respeito da venda da Rede Manchete. Lamentamos a leviandade com que a jornalista abrigou uma inverdade, sem ao menos procurar melhor informação sobre o assunto. Se existem irresponsáveis interessados em `plantar' boatos nas colunas sociais, a ética profissional do jornalismo impõe a obrigação de ouvir o `outro lado' –o que não ocorreu à colunista."
Adolpho Bloch (Rio de Janeiro, RJ)

Preocupação com o leitor
``Agradeço à Empresa Folha da Manhã S.A. e aos demais patrocinadores pela qualidade do atlas e do dicionário `Aurélio', que estou recebendo com o jornal. Esta iniciativa prova que o Brasil é um país viável à cultura e educação do povo, porém sempre pela iniciativa privada, pois deveria ser exatamente do Congresso e do governo –que administram o dinheiro do povo– o propósito de melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. Se há uma luz no final do túnel, com certeza tem sido possível vê-la através da imprensa séria e dos empresários. Parabéns, e meu sincero agradecimento como leitor há 21 anos da Folha."
Wilson Roberto Vicente (Santo André, SP)

``Acredito piamente que a Folha ainda mantém algum elo com o verdadeiro espírito jornalístico –pena que de forma difusa–, mas tenho me decepcionado com sua linha mais comercial do que jornalística."
Rodolfo Hazelman Cunha (São Paulo, SP)

Combate à inflação
``Só um palavrão cabeludo pode classificar a última medida de castração do crédito do governo. Dizer que essa resolução não afeta os mais pobres é cegueira absoluta. Basta ver nas lojas quantos renunciam à compra do fogão e outros utensílios indispensáveis. O que pomposamente se chama de engenharia econômica não passa de uma culinária azeda."
Henry Pierre Deberdt (São Paulo, SP)

``A pontaria do sr. ministro Ciro Gomes está de parabéns. Mirou no pato e acertou no cachorro. Além disso, em seu passeio no Salão do Automóvel, declarou que os preços dos automóveis não são nada populares. Concordo. Tampouco os impostos. Digna de elogios a perspicácia do sr. ministro. Já estou com saudades do Delfim..."
Lauro Ney Batista (São José dos Campos, SP)

``No combate à inflação, é imprescindível o controle sobre os bancos estaduais que consomem bilhões. Finalmente, o Banco Central e a Fazenda devem deixar de capitanear as operações SOS aos bancos estaduais."
José Erlichman (São Paulo, SP)

Planejamento, continuidade
``Poucos sabem que a ciência e a tecnologia necessitam, para serem bem conduzidas, de um planejamento tal que lhes dê continuidade de ações a médio e longo prazos. Do contrário, parece como o fazendeiro que compra boas matrizes de vaca para produção de leite com o intuito de ultrapassar seus próprios limites de qualidade e quantidade. Muito esforço, muitas noites mal dormidas para finalmente atingir sua meta. Dali a pouco, o leite perde o valor e ele tem que vendê-las para o abate. Quanto desperdício, quanta mão-de-obra, quanto dinheiro e experiência jogados fora. Assim pode acontecer com o planejamento em ciência e tecnologia. Amedronta-me quando me vejo à frente de um candidato com o discurso como o do sr. Francisco Rossi, que parece se regozijar de não ter um plano de governo e fala em fechar as instituições para balanço, como se fossem botecos de venda de cachaça."
Otávio Antonio de Camargo, diretor-técnico do Instituto Agronômico (Campinas, SP)

Dumping social
``Em comentário à Folha de 22/10, o sr. Gustavo Franco buscou desqualificar o chamado dumping social praticado pela China –uma preocupação mundial– com o argumento de que o mesmo poderia ser invocado pelo Japão em relação aos níveis salariais pagos no Brasil, dos quais também discordo. No entanto, este rapaz, que nunca teve funcionários a pagar, deveria saber que na China se trabalha 14 horas diárias por uma cuia de arroz e alguns trocados mensais. Enquanto que aqui, para cada 1,00 recebido, há mais 1,33 de encargos, grande parte dos quais se evaporam."
Alberto Mac Dowell de Figueiredo (São Carlos, SP)

Modernidade no trabalho
``Em relação ao artigo publicado dia 21/10, de autoria do companheiro Antônio Neto, presidente da Central Geral dos Trabalhadores, tenho a declarar que não podemos nos recusar a debater com os neoliberais um novo modelo sindical. Se ficarmos sentados nesta estrutura sindical autoritária, atrelada ao Estado e corrupta, vamos ser dizimados pelos fortes ventos neoliberais que vão soprar nos próximos anos no Brasil. Modernidade trabalhista, para nós, além do fim da unicidade sindical, é liberdade de organização sindical, direito de greve e democratização do local de trabalho."
Otomar Lúcio Barbosa, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Belo Horizonte e Contagem (Betim, MG)

Pesquisas de opinião
``Lamentável a manchete e o editorial `FHC', na Folha de 4/10. Ao se deixar levar por uma onda de sensacionalismo que assolou os maiores jornais do país e pela necessidade de valorizar o seu instituto de pesquisas, os editores da Folha levam a crer que não são necessárias mais as apurações."
Carlos Cesar da Silva Ferraz Junior (Rio de Janeiro, RJ)

Discussões genéricas
``O sr. Claudio Weber Abramo acusa a antropóloga Manuela Carneiro da Cunha de mencioná-lo, com ligeireza e sem pertinência, em artigo do dia 21/10, no qual Manuela relata a luta de índios do Nordeste brasileiro, ao longo de séculos, pela sobrevivência física e cultural. Quem se deu ao trabalho de ler o artigo de Manuela percebeu que não é por discussões vago-genéricas que ela demonstra predileção, mas pelo reconhecimento e garantia dos direitos dos índios."
Maria Elisabete de Almeida (João Pessoa, PB)

Cobertura inútil
``Uma das primeiras seções que leio na Folha é o Contraponto. Semana passada fiquei irritado com a repetição dos temas, desinteressantes e sem graça, baseados na visita de FHC à Rússia. Será que o arquivo da Folha esgotou-se ou é para justificar uma cobertura inútil de uma visita inútil?"
Henrique Maurício Campos (Goiania, GO)

Piada sem graça
``O deputado Paulo Delgado deve realmente se achar uma pessoa muito engraçada. Só mesmo uma cabeça delgada, provinciana, como a desse sr. poderia fazer piadinhas em relação ao processo fraudulento das eleições no Rio de Janeiro."
Pedro Paulo Azevedo Pannunzio (Rio de Janeiro, RJ)

Teatro em Ribeirão
``Alô, alô, críticos teatrais! Debrucem seus sábios olhares para Ribeirão Preto, interiorzão de São Paulo. Aqui não temos só cana-de-açúcar e chope gelado. Temos um excelente grupo teatral, o Agnus Art, que, depois de encenar `Prometeu Acorrentado', traz ao público `Quixote, Um Sonho'."
Luiz Puntel (Ribeirão Preto, SP)

Texto Anterior: Governo contra o medo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.